Como viver da renda de aluguel: estratégias para construir uma fonte de renda passiva!

Como viver da renda de aluguel: estratégias para construir uma fonte de renda passiva!

Já imaginou ter uma renda passiva mensalmente sem precisar se esforçar e trabalhar em excesso? Embora pareça muito bom para ser verdade, isso é possível se você souber como viver de aluguel. 

Mas não basta, simplesmente, ser proprietário de um imóvel e colocá-lo disponível para locação. 

Na verdade, existem estratégias que precisam ser seguidas. 

Elas envolvem planejamento financeiro, realizar uma boa gestão de aluguel, estudar o mercado imobiliário e ainda calcular possíveis retornos com o investimento. 

Então, se você quer saber se viver de aluguel compensa e o que é preciso fazer para alcançar isso, continue conosco até o fim da leitura! 

9 dicas de como viver de aluguel

Viver de aluguel é uma boa opção para quem quer ter maior independência financeira com uma renda passiva. De fato, essa estratégia traz várias vantagens, como ter uma fonte mensal de renda e tornar os investimentos mais diversos. 

Só que é preciso ter consciência do trabalho básico que isso envolve. Ou seja, não basta apenas decidir viver de aluguel de kitnet ou outros imóveis, por exemplo. 

Existe toda uma responsabilidade de gestão que cabe ao proprietário fazer para que ele tenha um bom retorno financeiro sobre o investimento. 

Portanto, para saber como viver de aluguel, é fundamental conhecer os passos para um gerenciamento eficiente e completo de todas as etapas. 

Vamos aprofundar nisso com algumas dicas a seguir: 

1. Planejamento financeiro

O primeiro passo antes de qualquer grande investimento é se planejar financeiramente para isso. 

Isto é, fazer uma análise detalhada de todas as finanças próprias e estabelecer um valor viável para investir em um imóvel. 

Nesta avaliação, também é importante traçar objetivos que devem ser alcançados para ter um bom retorno financeiro. 

2. Pesquisa de mercado

Outra dica é pesquisar o mercado imobiliário para entender quais áreas têm mais tendência em serem valorizadas e onde as pessoas procuram mais por aluguel. 

Assim, fica mais fácil investir em locais que têm maior demanda e chamam atenção de potenciais locatários. 

Por isso, analise sempre questões de infraestrutura, desenvolvimento, saneamento, localização, mobilidade pública e outros fatores relevantes para áreas valorizadas. 

3. Escolha do tipo de imóvel

Em seguida, é fundamental escolher o tipo de imóvel que deseja fazer o investimento e o que pode ser mais capaz de alcançar os objetivos traçados. 

Ou seja, definir se a ideia é investir em aluguel de kitnets, casas, estabelecimentos comerciais ou qualquer outro imóvel destinado à residência.

De fato, essa escolha depende dos objetivos estabelecidos na hora do planejamento. Por exemplo, caso a meta seja ter um retorno financeiro rápido, talvez um imóvel menor de dois cômodos seja uma boa opção, porque tem mais chances de ser alugado.

E tem mais, uma locação rápida significa menos custos para o proprietário com manutenção do imóvel, como contas de luz, água, condomínio e outras. 

4. Cálculo do retorno financeiro

Como viver de aluguel: conheça 9 dicas para ter uma renda passiva!

Assim como é importante avaliar o tipo de imóvel antes de escolher qual adquirir, vale a pena pensar sobre o potencial retorno financeiro que ele oferece. 

Isso pode ser feito com uma análise em cima do custo que foi para comprar o imóvel, mais as reformas e manutenções, com uma estimativa do que é esperado receber do aluguel. 

O ideal é que esse retorno seja positivo dentro de um determinado período de tempo para gerar a renda passiva. 

Basicamente, é desse jeito que dá para enxergar se compensa viver de aluguel. 

5. Investimento seguro

Outro passo fundamental é elaborar um investimento seguro para evitar gastos em excesso. Isso é possível a partir de uma análise prévia e detalhada da propriedade. 

Então, o que saber antes de comprar um apartamento ou qualquer outro tipo de imóvel? 

Em suma, é preciso observar o estado geral e a infraestrutura do local para evitar altos custos com reformas frequentes. Mas também é recomendável pesquisar sobre a região para saber se é valorizada, além de avaliar se o imóvel cabe no orçamento mensal. 

6. Gestão do aluguel

Obviamente, saber como viver de aluguel envolve ter uma boa gestão de negócios. 

Quando essa é a estratégia adotada para ter uma renda passiva, é importante ressaltar que o proprietário tem a responsabilidade de encontrar potenciais locatários, realizar a cobrança mensal do aluguel e resolver qualquer problema ou burocracia. 

Caso o proprietário não queira lidar com isso, uma alternativa é contratar uma organização que faz a administração de imóveis nesse sentido. 

7. Diversificação do investimento

Já que a estratégia é saber como viver de aluguel, uma outra dica é diversificar o investimento em diferentes tipos de imóveis

Por exemplo, ao invés de ter somente um apartamento disponível para aluguel, pode ser uma boa opção variar e investir em aluguel de kitnets em outras regiões, se for possível. 

8. Acompanhamento do mercado 

Todo e qualquer tipo de negócio precisa acompanhar o mercado da própria área para se manter atualizado com as mudanças e tendências dele. 

Neste sentido, a dica é ficar atento para as alterações no mercado imobiliário, como valorização de regiões ou variação nas taxas de juros. 

Tudo isso contribui para que o proprietário tome decisões mais assertivas e tenha um investimento mais seguro. 

9. Reserva financeira

9 dicas de como viver de aluguel

Por mais que seja contra a nossa vontade, imprevistos acontecem, certo? 

Por esse motivo, é sempre bom ter uma reserva financeira para lidar com essas situações sem dores de cabeça. Dessa forma, é possível manter o negócio estável e evitar prejuízos financeiros maiores. 

Independente da estratégia, uma das melhores opções para ter um bom negócio e saber como viver de aluguel é contar com a ajuda especializada de uma empresa especializada na área. 

Neste sentido, a Bridge Imóveis pode te ajudar! 

Somos uma imobiliária de Porto Alegre (RS) que trabalha com a compra, venda e locação de imóveis com o melhor serviço de intermediação. 

Temos alto comprometimento com o profissionalismo e transparência em todas as fases da negociação. Nosso objetivo é sempre oferecer as melhores soluções e oportunidades do mercado imobiliário. 

Para entender melhor o mercado imobiliário, conte com a Bridge Imóveis!

Conclusão

O que achou de aprender sobre como viver de aluguel? Realmente, é uma estratégia bem interessante para quem procura por renda passiva e investimento em imóveis. 

Só vale lembrar da importância de ter um planejamento financeiro eficiente por trás, analisar frequentemente o mercado imobiliário, escolher o tipo de imóvel e fazer cálculos para estimar um retorno positivo. 

Tudo isso contribui para um investimento seguro e sem maiores surpresas. 

Quer aprender mais sobre o mercado imobiliário? Acesse o blog da Bridge Imóveis! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *