Consultoria Imobiliária Bridge Imóveis

Como funciona uma consultoria imobiliária e por que contratar?

Você já deve ter passado por muitas dúvidas na hora de escolher seu próximo imóvel. Mas será que não tem uma forma segura para acertar nessa escolha, sem perder o sono? Nesse contexto surge a consultoria imobiliária. 

Então, a boa notícia é que você pode ter ajuda na hora de encontrar seu novo lar. Por isso, entenda como funciona a consultoria imobiliária e os motivos para você optar por esse serviço. Acompanhe! 

O que é uma consultoria imobiliária?

O que é uma consultoria imobiliária?

Uma consultoria imobiliária é uma análise realizada por um profissional com uma abordagem mais ampla em comparação a um corretor. 

Com uma avaliação estratégica, relacionada ao mercado, o consultor consegue direcionar o cliente para a melhor escolha a partir do seu perfil de interesse. 

Dessa forma, a consultoria está presente em toda a jornada, indo desde a escolha do terreno, até o alinhamento com a proposta que o cliente deseja para seu primeiro imóvel ou outros que tenha. 

Logo, ainda permite uma negociação mais profissional, gerando economia de recursos valiosos, como tempo e dinheiro. 

Como funciona o serviço de consultoria imobiliária

Um consultor imobiliário estuda o mercado de imóveis, traça planos e disponibiliza opções de compra e venda para os interessados. Normalmente, esse profissional tem grande experiência em direito imobiliário e pode ajudar em todas as burocracias e documentações. 

Além disso, o consultor também conhece a área de gestão, arquitetura, engenharia, decoração e o que mais for útil sobre as funcionalidades e estética de um imóvel. Por isso, esse trabalho traz um enorme diferencial na hora da negociação de um bem. 

Vantagens de ter uma consultoria na compra e venda de imóveis

Agora que você já conhece mais sobre a consultoria imobiliária, veja como esse serviço pode beneficiar na hora da compra e venda de uma propriedade. Afinal, quanto mais rápido e prático for esse procedimento, melhor será para o cliente. 

Aproveitar a facilidade na hora da negociação

Ainda que pareça fácil negociar diretamente com o comprador ou o vendedor, pode ser um erro cair em relações de confiança. Afinal, o que não está por escrito em um documento, pode ser distorcido e gerar prejuízos sérios. 

Dessa forma, investir em profissionais formados e treinados é a melhor maneira de garantir uma negociação justa e sem erros contratuais. Isso traz mais tranquilidade, tanto para quem compra, quanto para quem vende. O que é ainda mais importante quando se trata de valores altos. 

O consultor imobiliário realiza um processo de triagem eficaz, encontrando os vendedores ou compradores mais confiáveis e que combinem com o perfil do imóvel. Apenas esse passo já agiliza completamente a conclusão do negócio. 

Também é válido destacar que os honorários apenas são pagos no pós-venda. Ou seja, o cliente não desembolsa nenhum valor antes disso, podendo contar com essa ajuda durante todo o processo. 

Seguir as exigências legais corretamente

São muitos processos burocráticos em meio a uma transação imobiliária. Com isso, esse é um dos principais motivos para os clientes procurarem um especialista na área. Diante de tantas documentações, agir por conta própria pode gerar muitas situações adversas. 

Assim, a consultoria imobiliária traz pessoas com grande know how no ramo de imóveis e da área jurídica. Toda essa experiência oferece a certeza do cumprimento de todas as exigências legais.  

Para ficar mais claro, ao contratar os serviços de uma imobiliária, você tem acesso  ao Instrumento Particular de Contrato de Compra e Venda. Esse documento permite a mediação entre as partes, sendo garantido por vias legais. 

Assim, a redação correta desse contrato é primordial para que o trâmite ocorra de forma segura para todos. 

Ter mais rentabilidade e segurança

Quando se trata de compra, venda ou aluguel de um imóvel é importante agir sempre com racionalidade. Muitas vezes, ao estar envolvido emocionalmente com a propriedade, isso pode levar a escolhas mais impulsivas e que não geram a melhor rentabilidade.

Além disso, ao entrar em contato com um comprador ou vendedor simpático, é possível se deixar levar pela empolgação. Já com o consultor imobiliário, você terá um especialista no mercado e com uma visão de longo alcance. 

Assim, o fator emocional é eliminado das escolhas, tendo muito mais análise e estudo para chegar até a melhor solução para o contratante. Com isso, ao conhecer o cliente, as opções oferecidas conseguem ser muito mais específicas para ele. 

Contar com a divulgação estratégica e em mídias próprias

O que muitos fazem é contar com divulgações mais básicas em sites de imóveis. No entanto, em uma consultoria imobiliária, isso é realizado em outro nível, com muito mais estratégia

Logo, o profissional escolhe os sites mais renomados, melhores dias e horários para divulgar. Ainda inclui um texto interessante que pode captar a atenção entre tantos outros anúncios. Dessa maneira, ele usará o marketing digital a favor do cliente de diversas formas. 

Ao pensar nisso, fica ainda mais nítido que ao agir sozinho, o caminho para a venda é muito mais longo e cansativo. Já no caso de compra, ainda há a possibilidade de encontrar pessoas com intenções duvidosas. Então, conte com a consultoria imobiliária para tornar esse processo mais cômodo para você. 

Ter uma comunicação entre as partes

O consultor tem um trabalho mais voltado para a coordenação do que para a operação. Por isso, ele está em diálogo constante com os corretores. Dessa forma, é possível entender como está o cenário de mercado e o tipo de imóvel que está sendo negociado.

Portanto, esse dinamismo e integração levam a resultados ótimos para o contratante. Então, esse é um dos grandes diferenciais de aproveitar uma consultoria imobiliária. Ao ter esses dois especialistas trabalhando juntos, cada um pode exercer bem o seu papel prestando o melhor atendimento.

Pensando nisso, faça uso desse serviço que as imobiliárias oferecem. Com certeza, a compra ou venda do seu imóvel será muito mais eficiente e evitará muitos problemas no decorrer do tempo.  

Consultoria imobiliária em Porto Alegre: Conheça a Bridge

Agora você já entende melhor como funciona uma consultoria imobiliária. Ao saber que você consegue uma negociação mais rápida, tranquila, segura e dentro de todas as exigências legais, é possível notar como esse serviço ajudará você. Com a Bridge Imóveis você tem a facilidade de estar em contato direto com um consultor. Então, conte com os nossos especialistas e venda seu imóvel sem complicações. Entre em contato conosco!

5 comentários em “Como funciona uma consultoria imobiliária e por que contratar?”

  1. Pingback: Dação em Pagamento de Imóveis: entenda tudo sobre o tema! – Blog Bridge Imóveis

  2. Pingback: Documento de compra e venda de imóvel: o que é, importância e mais! – Blog Bridge Imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *