ambiente de uma casa decorado com plantas

Decoração com plantas: Dicas de como valorizar o seu imóvel

A decoração com plantas é uma ótima alternativa para aproximar o lar com a natureza e também conferir mais cores ao ambiente.

Além disso, as plantas na decoração podem trazer sensações boas à casa ou apartamento. Tranquilidade, leveza e aconchego podem ser proporcionadas por esse uso.

Esse tipo de decoração tem cada vez mais sendo utilizado nos lares brasileiros, justamente pelos motivos citados anteriormente e muitos outros.

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como decorar a sua casa ou apartamento com plantas, bem como alguns motivos para que se faça isso.

Portanto, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

Por que decorar a casa com plantas?

Existem uma série de razões para decorar a casa com plantas. A primeira delas é justamente os benefícios que o contato com a natureza pode proporcionar.

A arquitetura, mesmo que tenha modernizado bastante, sempre traz consigo o incentivo do uso de plantas e outros materiais naturais em casa.

Isso ocorre porque esses materiais podem trazer uma sensação de tranquilidade e paz, o que é sempre bem-vindo em um lar.

Além disso, as plantas são capazes de atribuir mais pontos de cor em uma casa, até mesmo para os fãs das cores neutras.

Sobre cores, ainda podemos citar a grande contribuição do verde, que é predominante nas plantas.

Ao elaborar um espaço, é preciso considerar ainda o papel que as cores desempenham em nossa psique. As cores podem causar sensações das mais variadas e, por isso, é necessário ter atenção ao selecioná-las.

A cor verde, por exemplo, é capaz de transmitir a sensação de estar próximo ao meio ambiente, perseverança, juventude, generosidade, paz, crescimento, saúde, autoconsciência, vigor, fertilidade e muito mais.

Outro ponto importante a ser citado é que as plantas na decoração são uma solução bastante versátil. Elas costumam ir muito bem com a maioria das cores, sobretudo as neutras e contrastantes.

Uma paleta de marrom da madeira, o branco de azulejos, pisos e paredes, e o verde das plantas, por exemplo, é uma combinação “coringa”, que dificilmente deve não agradar alguém.

Para os amantes de cores diferentes, é possível apostar ainda na diversidade de flores que existem.

Dicas de como valorizar o ambiente com decoração com plantas

ambiente de uma casa decorada com um quadro, cadeira, escrivaninha e uma planta para valorizar o ambiente com decoração com plantas

Veja abaixo algumas dicas de como valorizar qualquer ambiente com decoração com plantas:

Escolha as espécies de planta ideais 

O primeiro passo deve ser na escolha de espécies de plantas ideais para o uso em casas e apartamentos.

Em casas, geralmente é mais fácil ter ambientes internos e externos, o que aumenta o leque de opções de espécies.

No entanto, muitos apartamentos, por exemplo, contam com uma pequena varanda, por exemplo. De todo modo, nestes casos ainda é possível ter muitas plantas em casa.

Confira algumas espécies de plantas adequadas para casas e apartamentos:

Antúrio

É uma planta que pode ficar dentro de casa e não precisa de luz solar direta para se desenvolver.

As suas plantas são bastante duráveis e ela ainda tem flores, que podem ser de cores diferentes, como vermelho, branco e roxo.

Jiboia

A jiboia é uma planta de clima tropical que não precisa de luz direta para crescer. Ela gosta de calor e de solos ricos com nutrientes.

Mesmo que não precise de luz direta, a jiboia não pode ser cultivada sem a incidência de luz. É uma planta que pode ser pendente, logo que suas plantas crescem e costumam descer.

Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-jorge é uma planta de origem africana que pode ser cultivada em meia sombra ou exposta ao sol. A sua rega ocorre semanalmente, pois ela é bastante resistente à estiagem.

Costela-de-Adão

A costela-de-adão é uma planta da américa que pode ficar na sombra ou na meia sombra. Ela precisa ser regada recorrentemente, pois necessita de solo úmido.

A sua aparência costuma ser bastante agradável e combina com todos os estilos de decoração.

Suculentas

As suculentas são altamente utilizadas nas decorações de casas e apartamentos pois costumam ser bastante resistentes e pouco exigentes.

Existem diversos tipos de suculentas, e por isso é preciso verificar se é do tipo que precisa de sol direto ou não.

No mais, elas costumam ser mais simples de cuidar justamente por aguentarem descuidos.

Saiba como inserir plantas na decoração

ambiente de sala de estar decorado com espécie de planta para casa e apartamento

Para colocar as plantas na decoração, existem muitas alternativas. Por isso, vamos te dar algumas dicas.

A primeira delas é utilizá-las da forma mais tradicional, que é em vasos. Vasos entre os sofás, na sala de estar e de jantar são bastante bem-vindos.

Outra alternativa bastante interessante é utilizá-las em quadros. As plantas são conservadas em quadros e podem ficar bastante elegantes, sobretudo para quem não consegue se dedicar aos cuidados necessários.

Os suportes, que deixam as plantas pendentes, são uma boa opção. É possível utilizá-las em diversos ambientes, como em estantes no quarto e na varanda, por exemplo.

Os jardins verticais são ótimos para quem mora em apartamentos. Você pode manter as suas plantas em um móvel próprio para essa disposição ou até mesmo fazer o seu jardim vertical com um pallet.

Os cantos verdes também podem agregar ao ambiente. Uma composição com plantas pendentes, em vasos e cachepots, em um espaço vazio pode ser muito elegante.

Monte um jardim de inverno

Se você não possui um bom terreno para um jardim tradicional, é possível investir em um jardim de inverno, que costuma ser menor e com plantas mais fáceis de cuidar.

É importante que as plantas sejam expostas à luminosidade, de qualquer forma.

Dê uma nova vida ao seu quintal

Essa dica é exclusiva para quem conta com uma casa com um terreno natural, pronto para um jardim.

Caso ele esteja mal cuidado, busque reconstruí-lo. Na internet você encontrará diversas dicas de como organizar o seu jardim. Além disso, é possível contar com profissionais especializados para te ajudar nessa missão.

É interessante não investir apenas em um jardim, mas também em uma horta, se for viável. Afinal, imagine ter um espaço agradável, bonito e ainda funcional? É ótimo!

Você busca encontrar um imóvel para compra ou aluguel em Porto Alegre? Então conte com a Bridge Imóveis, a melhor imobiliária da região!

Com a Bridge, o seu processo de locação ou compra acontece de forma simplificada, transparente e com todo suporte necessário por parte dos melhores profissionais do mercado imobiliário.

Conclusão

A decoração com plantas é uma tendência que nunca sai de moda. As plantas são uma ótima solução para facilitar a relação do lar com a natureza, mesmo que ele esteja dentro de uma grande cidade.

Além disso, cabe lembrar que as plantas são importantes para a valorização de um imóvel, facilitando assim uma possível transação futura.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Decoração escandinava: 7 dicas de como usar o estilo em casa”

Para mais conteúdos relevantes sobre mercado imobiliário, decoração e vida em Porto Alegre, acesse o nosso blog! 

2 comentários em “Decoração com plantas: Dicas de como valorizar o seu imóvel”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *