É possível adquirir um imóvel sem entrada?

Financiamento imobiliario sem entrada: como adquirir seu imóvel sem desembolso inicial!

Você que sonha em ter o imóvel próprio talvez já tenha se deparado com valores altos no primeiro estágio da compra, certo? Por isso, muitas pessoas procuram saber mais sobre a possibilidade de financiamento imobiliário sem entrada. 

O fato de não ter que pagar uma entrada pode facilitar a vida de quem quer comprar um imóvel sem ter grandes quantias de dinheiro à vista. 

Mas quando é possível fazer isso e como funciona esse processo? 

Acompanhe este conteúdo para aprender mais sobre o financiamento de imóvel com zero de entrada caixa! 

Afinal, é possível adquirir um imóvel sem entrada?

Sim, é possível. Só que esse processo é um pouco mais complicado e poucas vezes as pessoas conseguem ter acesso a esse benefício, porque ele é visto como um financiamento de alto risco. 

Entretanto, existem sim algumas possibilidades que permitem o financiamento de imóvel com zero de entrada caixa. 

Em alguns casos, por exemplo, envolve negociar diretamente com a construtora e ter uma boa situação de crédito. 

Além disso, a pessoa passa por um processo semelhante ao de financiamento, que inclui análises de crédito, simulações, aprovação de crédito, documentação e a liberação do valor financiado. 

Logo, o processo mais comum é dar um valor mínimo de entrada para adquirir imóvel, que tem que ser pelo menos 20% do preço dele. Porém, tem como negociar uma alternativa que reduza as despesas iniciais. 

Falaremos mais sobre isso no próximo tópico! 

Quando é possível financiar um imóvel sem entrada?

Por mais que seja um procedimento mais complicado, existem algumas maneiras de fazer um financiamento imobiliário sem entrada. 

Vale lembrar que essa modalidade de financiamento é um crédito que as pessoas conseguem para comprar um imóvel pronto ou ainda que ainda esteja em construção. 

Para ter acesso a ele, é preciso ter mais de 18 anos de idade, uma boa renda financeira e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado. 

Dito isso, confira a seguir algumas situações em que é possível conquistar um financiamento de imóvel com zero de entrada caixa. 

Através de construtoras e ofertas promocionais

Lembra que mencionamos sobre negociação direta com construtoras? Essa é uma das formas de conseguir um financiamento imobiliário sem entrada. 

Às vezes, as próprias construtoras e vendedores fazem uma condição especial como essa com intuito de atrair potenciais compradores. 

Inclusive, uma dica é que as construtoras costumam flexibilizar mais essas condições quando o imóvel ainda não foi concluído. 

Logo, é como se essas condições fossem uma estratégia para vender o imóvel mais rápido, já que torna as despesas mais acessíveis para as pessoas que têm interesse em comprá-lo. 

Programas governamentais 

Alguns programas governamentais ligados a questões habitacionais também podem oferecer possibilidades de empréstimos com condições especiais, como o financiamento imobiliário sem entrada. 

O intuito é fornecer jeitos mais acessíveis para as pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar a entrada do imóvel, adquirirem as próprias moradias. 

Por isso, o Governo elabora programas que fazem uso de empréstimos e subsídios para ajudar nesse processo. 

No geral, para ter acesso a esses programas, é preciso: 

  • tem que ter mais de 18 anos
  • não possuir imóvel no próprio nome;
  • estar localizado na cidade do imóvel que tem interesse de adquirir; 
  • nunca ter tido acesso a benefícios de outros programas habitacionais. 

Como funciona comprar um imóvel sem entrada?

Financiamento imobiliario sem entrada: saiba como conseguir

Como mencionamos anteriormente, os jeitos mais viáveis de conseguir um financiamento imobiliário sem entrada são por meio de condições especiais de construtoras e programas governamentais. 

Em todo o caso, listamos abaixo algumas etapas que precisam ser seguidas para conseguir esse tipo de financiamento. 

1. Encontrar uma construtora

O primeiro passo para conseguir um financiamento imobiliário sem entrada é encontrar uma construtora ou vendedor que ofereça essa condição especial. 

Vale ressaltar que é importante ter o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) equivalente a pelo menos 20% do valor do imóvel. Dessa forma, é possível negociar formas de pagamento com as construtoras. 

2. Análise de crédito e escolha do imóvel

Assim como qualquer processo de financiamento, esse modelo também envolve uma análise de crédito criteriosa. 

Quando o imóvel é escolhido, basta sinalizar para a construtora. Sendo assim, ela fará uma análise para determinar a aprovação do financiamento. 

3. Chegar a um acordo sobre o preço e condições de pagamento

Com o financiamento aprovado, outra etapa é negociar o preço e as condições de pagamento do imóvel. 

Ou seja, definir quais serão os números de parcelas, o valor delas, o preço final, data de pagamento, entre outras questões. 

4. Enfim, o financiamento sem entrada

Logo que todos os detalhes forem ajustados, como preço final, condições de pagamento e afins, a pessoa consegue ter acesso ao financiamento sem entrada. 

Uma dica importante é ter uma boa organização das finanças para conseguir fazer o pagamento das parcelas do financiamento que foram acordadas. Dessa maneira, é possível evitar problemas futuros com a construtora e ter um processo tranquilo. 

5. É importante estar atento aos requisitos específicos

Por último, é fundamental ter atenção para os requisitos específicos colocados pela construtora. 

Isso significa que você precisa ler cuidadosamente o contrato para estar ciente das próprias responsabilidades, dos meios de pagamento, condições impostas pela construtora e outras obrigações financeiras. 

Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa com requisitos que passaram despercebidos, não é mesmo? 

É possível financiar 100% de um imóvel?

Talvez você já tenha se perguntado se tem como financiar 100% do imóvel. Essa opção não é possível, a princípio. 

Isso porque, de acordo com o Banco Central, 90% do valor do imóvel pode ser financiado se o processo tiver parcelas dentro do Sistema de Amortização Constante (SAC). 

Essa condição foi estabelecida pela Resolução nº 4.837, que compõe o normativo do Banco Central do Brasil. 

De qualquer forma, é importante consultar a instituição financeira de interesse para saber ao certo quais são as condições de crédito e o limite de financiamento que ela trabalha. 

Financiamento imobiliario sem entrada: como adquirir seu imóvel sem desembolso inicial

Conheça as vantagens em simular financiamento com a Bridge! 

A Bridge Imóveis é uma das melhores imobiliárias de Porto Alegre (RS), que trabalha com a venda, compra e locação de imóveis. Além disso, fazemos simulações de financiamento para que você tenha uma avaliação completa de crédito em até 24h! 

E tem mais, tudo isso sem precisar sair de casa. Só é preciso enviar as documentações e aguardar a confirmação de recebimento. 

Contamos com mais de 20 anos de experiência e temos uma equipe especializada no mercado imobiliário, que está pronta para te atender e orientar sobre qual é o melhor financiamento para a sua realidade. 

Conheça a Bridge Imóveis e encontre as melhores taxas de financiamento!

Conclusão

Sem dúvidas, o financiamento imobiliário sem entrada é uma alternativa mais viável para quem quer adquirir o próprio imóvel e não tem a quantia financeira necessária para lidar com despesas altas logo no início. 

É possível ter esse benefício, mas não é tão simples assim. Mas vale checar com as construtoras ou ver se a sua realidade atende os critérios para participar de programas habitacionais. 

De qualquer forma, é fundamental ter atenção durante o processo para estar ciente de todos os requisitos necessários e condições estabelecidas. 

Gostou deste conteúdo? Leia também sobre o que escolher entre consórcio e financiamento! 

2 comentários em “Financiamento imobiliario sem entrada: como adquirir seu imóvel sem desembolso inicial!”

  1. Pingback: Como regularizar um imóvel? Entenda!

  2. Pingback: Taxa de evolução de obra: para que serve e como calcular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *