O que é hipoteca

O que é hipoteca? Descubra como funciona e saiba como fazer!

Você sabe o que é hipoteca? Então acompanhe o texto até o final que vamos te explicar tudo sobre o tema.

A hipoteca é também conhecida como crédito com garantia de imóvel. Isso quer dizer que, basicamente, a hipoteca é a ação de entregar um imóvel como garantia do pagamento de algum empréstimo.

É uma técnica muito utilizada nos Estados Unidos, por exemplo. No Brasil, a hipoteca não é tão popular, pois pode não ser muito vantajosa.

Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é hipoteca. Você conhecerá o seu funcionamento, os seus tipos e os critérios necessários para realizar.

Tenha uma boa leitura!

Afinal, o que é hipoteca?

Hipoteca é uma linha de crédito que funciona a partir do oferecimento de um imóvel como garantia para conseguir um empréstimo com juros baixos e prazos maiores.

É bastante popular nos Estados Unidos, mas, no Brasil, tem sido cada vez menos praticada. Grande parte dos bancos nacionais já deixaram de trabalhar com essa opção.

Entende-se que a hipoteca é bastante burocrática, e que envolve muitas dificuldades legais. No final das contas, a técnica pode até mesmo ser não rentável aos bancos.

Sendo assim, houve a migração para o empréstimo com garantia de imóvel, que pode ser utilizado com a ferramenta de alienação fiduciária.

Estas, por sua vez, têm mais probabilidade de aprovação de crédito do que a solicitação convencional.

Como a hipoteca funciona?

Como funciona hipoteca

O devedor do empréstimo deve oferecer o seu imóvel para garantir que o pagamento será realizado. Quando isso acontece, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a propriedade continua registrada no nome do devedor.

Se a dívida não for paga, o banco então deverá recorrer judicialmente para se tornar proprietário do bem.

Os credores, no Brasil, ainda se sentem inseguros para liberar esse tipo de operação, justamente porque a Lei nº 10.406/2002, em seu Artigo 1.475, permite que, mesmo que o imóvel esteja hipotecado, ele pode ser negociado com pessoas físicas ou outras instituições.

Nesse caso citado anteriormente, o crédito da hipoteca é anulado, e o empréstimo deve ser pago à vista. 

Vale ressaltar que, por outro lado, a hipoteca é bastante vantajosa ao devedor, pois ela libera crédito com juros baixos, e ainda torna o pagamento mais viável, pois o imóvel é dado como garantia.

Leia também: Diversão infantil em Porto Alegre: 11 programas para fazer com as crianças

Tipos de hipoteca, quais são?

Agora que você sabe o que é hipoteca, é importante entender quais são os tipos existentes. Confira a explicação abaixo:

Convencional

É o tipo mais comum de hipoteca de imóvel, onde a livre e espontânea vontade do credor e devedor basta.

Legal

É o tipo definido pela legislação brasileira. Sendo assim, não necessita de registro em cartório. Por outro lado, é necessário que um processo jurídico valide a operação.

Geralmente, é o tipo utilizado para a alguns credores, de modo que garanta os seus direitos. Os credores desse tipo são, normalmente, herdeiros, filhos e Fazenda pública.

Jurídica

É a hipoteca definida em cartório, por meio do registro, pois é o resultado de uma decisão condenatória. Ou seja, acontece sempre quando o devedor é condenado a pagar alguma dívida em aberto com o seu imóvel.

Sendo assim, a vontade do devedor e credor não é decidida pelos mesmos, mas sim por uma decisão da justiça.

Saiba quais são os tipos de imóveis podem ser hipotecados

Os tipos de imóveis que podem ser hipotecados são:

  • imóveis residenciais (casas e apartamentos);
  • imóveis rurais;
  • terrenos;
  • imóveis comerciais;
  • galpões;
  • lotes.

Basicamente, a maioria dos tipos de imóveis podem ser hipotecados.

Quais são os critérios para realizar a hipoteca de um imóvel?

Para que serve a hipoteca

Existem alguns critérios para realizar a hipoteca de um imóvel. Primeiramente, é necessário realizar o registro em um Cartório de Registro de Imóveis.

Depois, é importante analisar a possibilidade de um seguro. Sendo assim, o credor deve se sentir mais seguro caso aconteçam perdas por causas naturais ou acidentes, roubos, incêndios e outros problemas causados pela natureza.

Para que você possa hipotecar um imóvel, é preciso ser proprietário do bem, de acordo com o Código Civil. Ainda é preciso ser maior de 18 anos, ou ter 16 anos de idade com emancipação.

Para a solicitação de hipoteca será preciso apresentar uma série de documentos e preencher uma ficha de cadastro.

Dentre os documentos, é comum que seja necessária a apresentação de gastos fixos, como despesas com seguros, aluguel e até outros financiamentos.

Além disso, também será levado em consideração que todas as despesas, sobretudo as com o financiamento, não ultrapassem mais de 30% da renda do devedor. Essa indicação é do Banco Central.

Ainda será analisado pela instituição financeira se o imóvel se encontra regular, a partir de certidões emitidas pela prefeitura local e pelo cartório. O histórico de crédito e o nome sujo também são aspectos considerados pelos bancos na análise de crédito.

Onde ir para realizar o processo de hipoteca?

Para realizar o processo de hipoteca é importante buscar por instituições bancárias que trabalham com essa linha de crédito.

Você pode encontrar essa opção com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Itaú, o Santander e alguns outros. Para verificar, basta entrar em contato diretamente com a instituição.

Para a sua segurança, é importante evitar credores privados e pessoas físicas, em operações diretas.

Hipoteca X alienação fiduciária, saiba quais as diferenças

Basicamente, os dois instrumentos são bem semelhantes. Ambos também garantem o pagamento de dívidas com o imóvel.

Contudo, no Brasil, a alienação fiduciária é melhor vista pelos bancos, logo que a transferência do bem ao credor é mais rápida e menos burocrática. Ela ocorre de forma automática e fica registrada na matrícula do imóvel, em cartório.

Vale ressaltar que, em ambos os casos, o proprietário ainda continua sendo o devedor, até que o pagamento do empréstimo não possa ser realizado.

A Bridge Imóveis é uma imobiliária que oferece soluções de financiamento imobiliário, que podem ser mais interessantes do que a hipoteca.

Você pode simular o financiamento com uma série de bancos, tudo sem sair de casa, apenas enviando a documentação por meio de seu dispositivo.

A empresa disponibiliza uma comparação entre as opções dadas pelos bancos, tornando assim mais simples que você analise as melhores taxas e condições.

O pagamento pode ocorrer em até 35 anos e você pode utilizar o FGTS como entrada.

Conheça o financiamento imobiliário facilitado da Bridge Imóveis, a melhor imobiliária de Porto Alegre! 

Você pode utilizar o financiamento em algum dos imóveis que fazem parte do catálogo da Bridge, que conta com as melhores casas, apartamentos, terrenos e espaços comerciais de Porto Alegre. 

Conclusão

Este artigo teve como objetivo te explicar o que é hipoteca, de forma simples e prática.

Como pode ser visto, a hipoteca de imóvel é uma linha de crédito que disponibiliza um empréstimo de juros baixos, tendo o bem imóvel como garantia de pagamento. 

Leia também: “Imóvel Novo Ou Usado: Qual Vale Mais A Pena Comprar?”. 
Acompanhe nosso blog para conferir mais dicas e informações relevantes sobre mercado imobiliário, decoração e vida em Porto Alegre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *