Por que você deveria considerar morar perto do trabalho? Descubra!

foto sapato de uma mulher na rua

Ao escolher um imóvel para alugar ou comprar, um dos pontos avaliados é a localização. Para escolher a melhor opção, as pessoas usam diferentes critérios, como a possibilidade de morar perto do trabalho.

O trajeto de ida e volta exige planejamento, além de trazer gastos e ocupar tempo, então a proximidade se torna uma grande vantagem no momento de comprar um imóvel. Você já pensou no assunto?

Caso ainda tenha dúvidas sobre os benefícios de morar próximo ao seu local de trabalho, entenda por que vale a pena investir nessa opção!

Morar perto do trabalho e não perder tempo no trânsito

Ao morar perto do trabalho, o trajeto de ida e volta será mais curto, diminuindo o tempo gasto no trânsito. Vias congestionadas devido ao movimento ou acidentes, principalmente em horários de pico, podem fazer com que você perca horas do seu dia.

Assim, quanto mais perto, menor o tempo investido no deslocamento. Dependendo da distância, também é possível adotar meios alternativos de transporte, como ir de bicicleta ou a pé. De qualquer forma, você terá mais tempo disponível no seu dia para investir em outras atividades, como exercícios físicos, lazer e programas familiares.

Morar perto do trabalho e reduzir o estresse diário

Quando você precisa lidar com muitos compromissos e gasta muitas horas no trânsito, é comum que a rotina se torne estressante. Imprevistos no trajeto podem resultar em atrasos ou fazer com que você chegue em casa muito tarde, sem tempo para aproveitar seus hobbies e relaxar.

Dessa forma, a proximidade com o trabalho se torna uma medida importante para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental. Vale lembrar que isso ajuda o cérebro a se manter concentrado e a aumentar a produtividade, ou seja, os benefícios também serão sentidos ao exercer a sua função.

Diminuir os custos

Essa opção permite que você reduza os gastos mensais relacionados a transporte. Mesmo que receba vales da empresa, geralmente elas englobam apenas parte dos custos.

Com um trajeto mais curto, os custos com passagens ou com combustível diminuem consideravelmente. Se optar por meios alternativos, eles podem ser eliminados do seu orçamento e investidos em outros interesses da família.

Passar mais tempo com a família

Como é o tempo que você passa com a sua família? Com todos os compromissos do trabalho e o cansaço gerado pela rotina, muitas vezes falta espaço para se dedicar às pessoas que gostamos.

A distância do trabalho também influencia nisso: além das horas de trânsito, é comum que o deslocamento impeça você de almoçar ou fazer as outras refeições com os seus familiares. Esses momentos são importantes para estreitar os laços e cultivar um relacionamento realmente próximo de todos.

Morar perto do trabalho: Melhorar a qualidade de vida

Todos os tópicos citados influenciam diretamente na qualidade de vida. Dispor de mais tempo para se dedicar à família, ter menos estresses diários e contar com horas disponíveis para cuidar da saúde e descansar são questões importantes para que você viva melhor e mais feliz. Assim, essa prática trará impactos na sua saúde física e mental, fazendo com que você fique mais disposto e animado no dia a dia.

Com todos esses benefícios de morar perto do trabalho, sem dúvidas, vale a pena investir nessa opção. Como você terá mais tempo disponível, também será mais simples organizar a rotina e encaixar todos os compromissos na agenda.

Curtiu este post? Se você quer mais dicas para a compra de um imóvel, aproveite para aprender tudo o que você precisa saber sobre financiamento!