Muitas pessoas escolhem antecipar o crédito com bancos ou instituições financeiras para adquirir a casa própria e outros imóveis. Por isso, no meio do caminho pode surgir a pergunta: “posso ter dois financiamentos imobiliários?”
Essa é uma pergunta bem comum e pode depender bastante das instituições financeiras que são procuradas para isso.
Contudo, é muito importante levar algumas coisas em consideração antes de procurar por dois financiamentos imobiliários, como o valor total do imóvel, planejamento financeiro, histórico de crédito, entre outros.
Sendo assim, fizemos este conteúdo com todas essas informações e sobre a possibilidade de ter mais de uma operação de crédito imobiliário.
Portanto, se você tem dúvidas como: “posso ter dois financiamentos imobiliários?” ou “quantos financiamentos posso ter em meu nome?”, está no lugar certo!
Acompanhe a leitura até o final e aproveite!
É possível fazer dois financiamentos imobiliários?
Sim, é possível. A verdade é que não há um limite no que diz respeito à quantidade de operações de crédito imobiliário no mesmo titular. Então, você pode ter quantos financiamentos tiver vontade.
A questão aqui é que o banco responsável pelo crédito vai sempre realizar uma análise completa e rígida da realidade financeira de quem pede o financiamento.
Isso porque a instituição financeira precisa avaliar se a pessoa consegue arcar com os custos das parcelas e se tudo está dentro dos conformes. Caso contrário, o banco pode correr riscos de prejuízos por descumprimento de acordos financeiros.
Portanto, se a pergunta é: “posso ter dois financiamentos imobiliários?”. A resposta direta é sim, porém a aprovação do crédito vai depender do banco ou da instituição financeira escolhida.
O que considerar antes de buscar dois financiamentos imobiliários?
Todo financiamento imobiliário requer um bom planejamento financeiro para evitar complicações com pagamento das parcelas e taxas de juros.
Se uma única antecipação de crédito já demanda atenção e pesquisa por se tratar de um investimento significativo, ter dois ao mesmo tempo requer ainda mais desses fatores.
Então, digamos que você esteja no processo de conquistar o primeiro apartamento e queira buscar um outro imóvel para investir, por exemplo. O que precisa levar em consideração antes de solicitar outro financiamento?
Listamos alguns pontos essenciais a seguir para você avaliar e fazer uma boa escolha. Confira:
Histórico de crédito
O primeiro fator a considerar é o histórico de crédito, uma das questões mais avaliadas pelos bancos e instituições financeiras.
Isso é feito para evitar casos de inadimplência no que se refere ao crédito solicitado e garantir que o dinheiro emprestado retornará.
Então, a instituição financeira escolhida analisa bem o perfil da pessoa, confere se existe alguma restrição no nome, qual a renda mensal, entre outros fatores.
Capacidade financeira
Outro ponto a ser considerado é a capacidade financeira para pagar as parcelas mensais.
Então, depois de se perguntar: “posso ter dois financiamentos imobiliários?”, é preciso dar importância para essas questões financeiras.
A ideia é justamente analisar a própria renda mensal e checar se cabe outra prestação mensal, sem que comprometa grande parte dela.
Geralmente, as instituições financeiras estimam o comprometimento de 20% a 30% da renda bruta de quem solicita o financiamento.
Esse valor é definido pela Lei nº 8.692, conhecida como Lei do Comprometimento de Renda. Essa legislação determina que o valor das parcelas não deve comprometer mais de 30% da renda familiar.
Valor total do financiamento
Neste mesmo sentido de analisar a capacidade financeira, entra a importância de olhar para o valor total do financiamento.
No caso, checar se a soma completa dos financiamentos compromete ou não a realidade financeira em que vive.
Regulamentações legais
É sempre bom lembrar de dar atenção para as regulamentações legais do local.
Por exemplo, existem alguns países que limitam o número de financiamentos imobiliários que as pessoas podem ter.
E, claro, políticas do banco
Lembra que mencionamos que a aprovação do crédito pode depender das instituições financeiras?
Cada banco possui as próprias regras e políticas que influenciam diretamente na aprovação dos empréstimos.
Então, este é outro ponto que precisa ser considerado.
Neste momento, você já aprendeu a resposta para a pergunta “posso ter dois financiamentos imobiliários?” e sabe o que precisa considerar antes de procurar mais de uma antecipação de crédito.
Portanto, vamos falar sobre a melhor opção para simular financiamento.
Entenda as vantagens em simular o financiamento com a Bridge
Sem dúvidas, financiar um apartamento ou imóvel é uma opção mais viável para quem não tem o dinheiro à vista.
Com a Bridge Imóveis, você ainda tem as vantagens de:
- compor a renda com mais pessoas;
- financiar até 90% do valor do apartamento;
- pagar em até 35 anos;
- utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como entrada.
E tem mais, tudo é mais fácil e seguro com a Bridge Imóveis. Entenda:
Faça simulações sem sair de casa
O procedimento de simulação pode ser feito sem precisar se locomover para algum lugar físico. Ao contrário, é possível realizar tudo do conforto de casa.
Basta enviar as documentações para antecipação de crédito e aguardar a rápida confirmação de recebimento ou do que ainda é necessário enviar.
Avaliamos seu potencial de crédito em até 24h
Com a documentação, a Bridge Imóveis realiza uma avaliação do crédito em até 24 horas e faz uma comparação das taxas dos principais bancos, como Bradesco, Santander e Caixa Econômica.
Assim, fica mais fácil analisar quais condições e taxas melhor se encaixam na realidade financeira que tem.
Mais de 20 anos de experiência
Por fim, contamos com mais de 20 anos de experiência no mercado imobiliário e você pode contar com apoio dos nossos especialistas, que vão orientar sobre qual é o melhor financiamento para escolher.
Encontre as melhores taxas de financiamento com a Bridge Imóveis!
Conclusão
Agora, se alguém perguntar: “posso ter dois financiamentos imobiliários?”, você já sabe como responder.
Em suma, é possível sim ter mais de um financiamento no mesmo nome, só que é preciso analisar as condições para isso, além de passar por uma avaliação do banco.
O ideal é ter um bom planejamento financeiro e procurar por instituições financeiras que ofereçam as melhores condições.
Gostou deste conteúdo? Aprenda também sobre a importância do documento de compra e venda de imóvel!