Vale a pena comprar terreno? Entenda

Vale a pena comprar um terreno? Confira vantagens e desvantagens!

Será que vale a pena comprar terreno hoje em dia? Essa é a dúvida de muitos brasileiros que sonham em ter o próprio espaço ou algum imóvel com fins lucrativos. 

A verdade é que esse pode ser sim um bom negócio, mas é preciso saber como escolher um terreno para investimento. 

Isso envolve analisar alguns detalhes como a região em que o terreno está e ainda pensar nos benefícios da compra. 

Dito isso, preparamos este conteúdo com as vantagens e desvantagens de comprar um terreno para avaliarmos se vale a pena investir. 

Sem mais delongas, vamos à leitura! 

Afinal, vale a pena comprar um terreno?

Sim, vale a pena comprar um terreno, tanto para construir a própria casa para morar quanto para ser uma forma de investimento. Isso porque adquirir um lote é e tem um grande potencial de retorno financeiro com o passar do tempo. 

Contudo, é preciso analisar algumas questões antes, como: 

  • potencial crescimento da região;
  • qualidade dos projetos em volta; 
  • acessibilidade ao bairro

Esses detalhes são importantes para avaliar se a região tem potencial para ser valorizada no futuro ou não, ou seja, para saber se o investimento terá um retorno a longo prazo. 

Inclusive, o cenário é positivo. Segundo uma pesquisa feita pela Brain Inteligência Estratégica, junto com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), o mercado imobiliário deve se manter aquecido em 2023 e com novas oportunidades. 

Com o mercado em alta, a valorização dos investimentos tende a ser ainda maior. Portanto, pode sim valer a pena investir em um terreno em 2023. 

Mas lembre-se de fazer uma boa análise antes, assim como é feito para qualquer tipo de investimento. 

Vantagens de comprar um terreno

Uma boa maneira de confirmar se vale a pena comprar terreno ou não é analisar os prós e contras do investimento. 

Isso significa colocar na balança vantagens e desvantagens de comprar um terreno para entender o que mais pesa para a sua realidade. 

Para te ajudar, listamos tudo que você precisa considerar. Vamos começar com os benefícios: 

Personalização e construção

A primeira vantagem é a possibilidade de personalizar e construir o imóvel como bem desejar. 

Inclusive, essa vantagem pesa muito para quem tem dúvida sobre construir ou comprar um imóvel pronto. Afinal, se o desejo é ter o próprio espaço todo personalizado da maneira que preferir, comprar um terreno e construir do zero pode ser uma boa escolha. 

Quando o imóvel já está pronto, existe um limite dentro do que é possível personalizar. 

Investimento a longo prazo

Comprar um terreno é um tipo de investimento que pode dar um ótimo retorno a longo prazo, o que se configura como outra vantagem. 

Como mencionamos anteriormente, uma região nova que está com terrenos à venda tende a se valorizar com o passar do tempo e do desenvolvimento dela. Com isso, a área comprada pode virar um investimento lucrativo. 

Localização

Mais uma vantagem é a possibilidade de escolher a localização do terreno que deseja comprar. 

Logo, dá para optar por uma região que atende melhor às necessidades pessoais. 

Digamos que o intuito seja morar perto do trabalho ou de centros comerciais. Na hora de comprar um terreno, tem como levar em consideração esse desejo e pensar em uma localização estratégica. 

Afinal, vale a pena comprar um terreno?

Potencial de renda

Vamos supor que você tenha comprado um terreno, mas não quer construir um imóvel no momento. Mesmo assim, o espaço pode servir como potencial de renda, o que é bem vantajoso. 

Então, dá para disponibilizar o terreno para alugar, por exemplo. Dessa forma, potenciais locatários podem usar para diferentes fins.  

Maior controle

Por fim, outra vantagem é ter controle completo na construção do imóvel, desde o zero. 

Sendo assim, é possível seguir todo o planejamento e projeto para construir a própria residência ou algum local com fins lucrativos. 

Desvantagens de comprar um terreno

É importante conhecer os prós e contras de todo e qualquer projeto ou investimento. Neste sentido, vamos falar sobre as desvantagens agora: 

Custos iniciais

Os custos iniciais desse investimento podem ser relevantes e um pouco mais altos. 

Tem o valor desembolsado para a aquisição do terreno, que é somado com os primeiros gastos para preparar a infraestrutura do local, comprar materiais, iniciar a construção, entre outros. 

Tempo e esforço

Investir em um terreno e construir do zero, certamente, requer mais tempo e esforço do que comprar um imóvel pronto. 

Para que o projeto de construção saia do papel, é preciso ter todo um planejamento antes. Em seguida, existe o tempo necessário para que ele fique pronto, que pode levar de meses a anos. 

Riscos e incertezas

Outra desvantagem de comprar um terreno são os riscos e incertezas que existem dentro do mercado imobiliário. 

Isto é, pode acontecer da região não valorizar de acordo com as expectativas, ter dificuldades na construção, entre outros problemas. 

Manutenção e custos contínuos

Investir em um terreno também envolve custos com manutenção e outros frequentes, o que pode ser visto como desvantagem. 

Logo, o proprietário do local precisa arcar com taxas, manutenções e outros possíveis gastos. 

Mercado imobiliário

Por mais que o mercado imobiliário esteja aquecido e com previsões positivas, existe a chance dele sofrer alterações econômicas. 

Essas mudanças podem afetar na valorização do terreno, na demanda por propriedade, no preço do metro quadrado, entre outros. 

Embora tenha várias vantagens, também é importante considerar esses fatores na hora de avaliar se vale a pena comprar um terreno. 

Entenda como a Bridge pode te ajudar a comprar o seu imóvel

Entenda como a Bridge pode te ajudar a comprar o seu imóvel

Quer encontrar o seu imóvel dos sonhos? A Bridge Imóveis pode te ajudar! 

Somos uma imobiliária renomada de Porto Alegre (RS), que tem a missão de ajudar as pessoas a comprarem, venderem ou alugarem imóveis com o melhor serviço de intermediação do mercado imobiliário. 

Trabalhamos com as principais construtoras e incorporadoras do mercado para comercializar imóveis com ótima qualidade, localização e custo-benefício. 

Nossa equipe é formada por profissionais experientes, que estão prontos para oferecer um atendimento personalizado e atender todas as suas necessidades. 

Conheça a Bridge Imóveis e encontre o imóvel certo para você! 

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que vale sim a pena comprar um terreno desde que questões como potencial desenvolvimento e valorização da região sejam analisadas. 

Afinal, com o passar do tempo, uma área valorizada consegue criar um bom retorno financeiro em cima do investimento que foi feito. 

Para finalizar, é preciso conhecer bem as vantagens e desvantagens de comprar um terreno para entender o que melhor se encaixa no seu momento de vida e realidade financeira. 

Este conteúdo te ajudou? Se quiser aprender mais sobre o mercado imobiliário para fazer boas escolhas, leia também sobre análise de risco na compra de imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *