Valor do Aluguel

Valor do aluguel: como calcular o preço ideal?

Você sabe como calcular o valor do aluguel? 

Antes de disponibilizar um imóvel para aluguel, é necessário entender qual valor é possível cobrar nele.

Para isso, precisam ser analisados diversos pontos. Por exemplo, a localização e o tamanho da casa ou apartamento.

Por isso, neste artigo vamos levantar os principais pontos necessários para definir o valor do aluguel.

Boa leitura!

Como é calculado o valor do aluguel?

Calcular o valor do aluguel da maneira certa aumenta as oportunidades de alugar. Afinal, um preço justo atrairá mais inquilinos. Sendo assim, é importante o proprietário calcular e considerar todos os fatores envolvidos. São eles:

Localização

A localização é uma das questões mais importantes ao avaliar um aluguel.

Isso porque imóveis localizados em regiões mais favorecidas de estruturas e comércios podem ter o preço do aluguel mais caro.

Para isso, é preciso ver a segurança da região, a sua localização em relação aos centros da cidade. Por exemplo, os acessos rodoviários, a quantidade de transportes públicos disponíveis e os comércios.

Geralmente, essas regiões recebem maior investimento por parte do Estado. Por isso, costumam contar com imóveis, tanto para venda, quanto para aluguel, mais caros.

Já locais mais longe dos centros urbanos (periferias), ou que apresentam maior índice de violência. Por exemplo, costumam ter o valor de aluguel mais acessível.

No entanto, esse não será o único fator a se seguir na hora de calcular o valor do aluguel de um imóvel. Ainda existem vários a se considerar.

Tamanho do imóvel

O tamanho do imóvel é mais um aspecto que deve se ver ao estabelecer um preço para o aluguel.

É necessário lembrar que existem diferentes tipos de área de um imóvel e, portanto, é preciso conhecê-los. Confira um resumo:

  • Área útil: a área útil é toda área interna do imóvel, que pode ser usado, não levando em consideração as paredes e os pilares;
  • Área privativa: a área privativa é toda área que apenas o proprietário utiliza. Assim, a área do imóvel e vaga de garagem, por exemplo, são considerados;
  • Área total: a área total representa a área privativa somada à divisão da área comum entre os moradores do condomínio/edifício;
  • Área comum: a área comum são os espaços utilizados por todos os moradores do condomínio, como salão de festas, piscina, portaria e corredores.

Geralmente, a área útil é a mais valorizada pelo morador. Sendo assim, pode ser a principal a ser considerada na valoração de um aluguel.

Vale ainda ressaltar que a divisão dos cômodos também pode diminuir ou aumentar o aluguel. Isso porque divisões malfeitas desvalorizam o imóvel.

Já imóveis com cômodos bem distribuídos costumam ser mais caros. 

Condições do imóvel

Para definir o preço de um aluguel, é preciso saber que se trata de um imóvel em boas condições, ou super deteriorado.

Imóveis novos apresentam vantagem nesse aspecto, logo que não apresentam problemas de infiltração, pintura ou danificação em alguma estrutura.

No entanto, imóveis mais velhos ou malcuidados, geralmente podem apresentar alguns problemas no revestimento, no piso ou na pintura.

De acordo com a legislação tributária atual, 4% do valor de um imóvel deve diminuir anualmente.

De todo modo, independente do problema, imóveis danificados devem apresentar maior desconto no valor do aluguel.

Comodidades 

A comodidade é mais um fator a ser considerado. Pense, por exemplo, nos atrativos do edifício ou condomínio em que o imóvel está localizado.

Caso seja um espaço sem portaria e sem qualquer opção de lazer, não deve chamar atenção de possíveis inquilinos. Assim, é mais interessante diminuir o valor do aluguel.

Condomínios com portaria, serviços de limpeza, zeladoria, sistemas de segurança, playgrounds, quadras esportivas, salões de festa, piscinas permitem a cobrança de um valor maior.

Mobília 

Os imóveis que dispõem de uma série de mobílias podem também ser mais interessantes e, portanto, mais caros.

Existem aqueles que contam com guarda-roupas, armários de cozinha e fogão, por exemplo.

Ainda é possível encontrar imóveis quase que completamente equipados com móveis diversos, sendo que esses ainda tem mais chances de ganhar um maior valor de aluguel.

Vaga de garagem ou estacionamento

A vaga de garagem ou estacionamento também pode aumentar ou diminuir um aluguel. 

Isso porque, caso o inquilino tenha um automóvel, e o condomínio não conte com garagem ou estacionamento, ele vai precisar buscar por fora, investindo à parte. 

Sendo assim, esse perfil de inquilino irá preferir imóveis sem garagem mais acessíveis. 

No entanto, caso o imóvel conte com um espaço para estacionamento, é possível dar mais valor ao aluguel.

Índice do mercado imobiliário

Como calcular valor do aluguel

Existem alguns índices usados pelo mercado imobiliário no cálculo do reajuste do aluguel. Inclusive, esses índices ainda podem ser avaliados, embora este artigo trate sobre atribuir um valor ao aluguel.

É possível entender como anda o mercado, e quais são as possibilidades de cobrança ao analisar os principais índices do mercado imobiliário, que são:

  • IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado
  • IPCA: Índice de Preço ao Consumidor Amplo
  • IPC: Índice de Preços ao Consumidor
  • INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor
  • IVAR: Índice de Variação de Aluguéis Residenciais
  • IGP-DI: Índice Geral de Preços
  • INCC: Índice Nacional de Custo da Construção

Além da consulta dos valores praticados na região, e dos fatores vistos nos tópicos acima, também é possível estabelecer o valor do aluguel de acordo com uma certa porcentagem do valor de venda do imóvel.

Geralmente, o mercado imobiliário costuma considerar cerca de 0,3% a 0,5% do valor de venda de um imóvel. Contudo, não se pode definir um valor de aluguel sem considerar todos os fatores aqui listados.

Análise do mercado em comparação ao público-alvo

A análise do mercado, como vimos antes, deve levar em consideração o público-alvo.

Ou seja, é preciso ver qual é o poder aquisitivo dos moradores de certa região, sobretudo o público com quem o proprietário deseja fechar o negócio.

Uma pesquisa realizada pelo QuintoAndar concluiu que proprietários que dão preço ao imóvel em valores mais altos do que ele vale, podem ter a sua renda anual menor em até 22%.

Contudo, o mesmo estudo apontou que a precificação certa é capaz de aumentar os ganhos em até 37%.

Por isso, é preciso ver todos os fatores que são capazes de dar valor à um aluguel, o que aumenta assim as suas chances de sucesso.

Passo a passo de como calcular valor do aluguel 

Passo a passo para calcular valor do aluguel

Entenda como calcular o valor do aluguel de forma justa, dando assim mais chances de conseguir inquilinos:

Pesquise preço do aluguel de imóveis na vizinhança

É preciso pesquisar quais são os preços praticados na região em que o imóvel está localizado. 

Isso garante que haja maior competitividade. Imóveis com valores muito acima da região não devem ser alugados, pois haverá preferência nas outras opções disponíveis na mesma localidade.

Avalie as condições do seu imóvel

As condições do imóvel devem estar boas para poder ter um preço de aluguel bom. No entanto, é preciso alterar o valor se o imóvel precisa de manutenções e reparos.

Imóveis novos ou reformados possuem aluguéis mais caros. Mas, ainda assim, continuam sendo justos para o inquilino e proprietário.

Busque ajuda de uma imobiliária

As imobiliárias contam com o melhor suporte para dar preço ao aluguel de um imóvel. Afinal, são empresas que trabalham de forma direta no mercado imobiliário. Sendo assim, têm muito conhecimento sobre as condições que precisam ser vistas.

Além de ajudar os proprietários a cobrarem o valor mais justo no aluguel de um imóvel, as imobiliárias também ajudam desde o anúncio até a conclusão do contrato.

A Bridge Imóveis é uma imobiliária de Porto Alegre, que tem como especialidade o intermédio de operações que envolvem imóveis de luxo.

Caso tenha interesse em precificar da maneira certa o seu imóvel de luxo localizado em Porto Alegre, conte com a Bridge! 

Conclusão 

O valor do aluguel depende de muitas coisas. Por exemplo, o mercado imobiliário, os cômodos, a localização, e as condições dos imóveis (tamanho e conservação).

É importante precificar da forma certa. Afinal, esse cuidado torna o valor do aluguel mais competitivo e justo, o que beneficia o proprietário e inquilino.

Caso tenha gostado deste artigo, leia também: “Anunciar Imóveis: Veja dicas importantes de como e onde fazer”.
Para mais artigos relevantes sobre compra, aluguel e mercado de imóveis, acompanhe o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *