profissional fazendo vistoria de imóveis

Vistoria de imóveis: Tudo o que você precisa saber!

A vistoria de imóveis é um processo altamente importante para as transações imobiliárias, sejam elas para locação ou compra e venda.

No momento da vistoria, um profissional qualificado deve averiguar quais são as condições atuais de um imóvel. Isso serve para assegurar, por exemplo, o locador e o locatário.

Afinal, não haverá conflitos em relação a gastos com consertos de danos que não foram cometidos pelo inquilino.

Para compra e venda, o laudo de vistoria é fundamental para que o comprador entenda o estado do imóvel e então analise o seu investimento.

Se você deseja entender melhor sobre esse procedimento, basta acompanhar este artigo, no qual iremos te explicar o funcionamento da vistoria, como funciona o laudo, e os principais tipos. 

Tenha uma boa leitura!

Afinal, o que é uma vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis é um procedimento que tem como objetivo avaliar as condições atuais de uma casa, apartamento ou imóvel comercial.

Sendo assim, ela serve para entender se existem problemas na estrutura de tal imóvel, facilitando assim as demais operações imobiliárias. 

No caso de uma transação de locação, ela ocorre durante o processo de entrega de chaves, bem como na saída do inquilino.

Já no processo de compra, a vistoria é importante para saber quais serão os reparos necessários para uma moradia segura no imóvel, facilitando assim a decisão do comprador.

Como funciona o procedimento?

A vistoria de imóveis, como já explicado anteriormente, é um procedimento usado para a averiguação da situação atual de um imóvel.

Ou seja, o processo de vistoria leva em consideração se os aspectos do imóvel estão de acordo com o que está sendo proposto em contrato.

Este procedimento pode ser realizado tanto pelo inquilino, quanto pelo proprietário, no caso de aluguel. Em situação de venda, isso pode ser realizado pelo comprador e pelo vendedor.

Não é um processo obrigatório, mas é comum em transações de locação. Nestes casos, o proprietário que trabalha com uma imobiliária também a contrata para fazer este serviço.

Sendo assim, vistoriadores, engenheiros civis ou arquitetos, que são qualificados para executar o procedimento, vão até o imóvel e analisam detalhadamente a sua condição.

Muitas vistorias usam ainda equipamentos para auxiliar em um procedimento mais preciso.

O proprietário do imóvel é o responsável por pagar a taxa de vistoria, seja ele locador ou o comprador do imóvel. No segundo caso, se ele ainda não for proprietário do imóvel, ainda deverá ser o responsável por pagar pelo serviço.

O dono do imóvel para alugar deve reconhecer o laudo emitido, bem como o proprietário do imóvel a ser vendido.

Laudo de vistoria de imóvel, entenda o que é

laudo de vistoria de imóvel

O laudo de vistoria de imóvel, também chamado de termo de vistoria, é o documento emitido ao final do procedimento de vistoria.

O laudo de vistoria é um tipo de relatório de visita técnica, que é um documento muito produzido por empresas que realizam prestação de serviços, por exemplo.

Trata-se de um documento importante, já que é o registro formal das condições do imóvel, capaz de comprovar se serão necessários consertos e/ou reformas.

Nele estão contidas as informações observadas no processo, que revelam a infraestrutura da propriedade, bem como outros dados de sua situação atual.

Ou seja, no laudo estão as informações sobre:

  • dimensões do imóvel;
  • condições dos móveis, se houver;
  • vazamentos e infiltrações;
  • pintura;
  • rachaduras na estruturas;
  • janelas e portas;
  • situação dos pisos, revestimentos na parede e forros;
  • instalações elétricas;
  • instalações hidráulicas;
  • alguma estrutura comprometida.

Quais as formas de fazer uma vistoria?

O procedimento de uma vistoria funciona, basicamente, a partir de uma análise de observação e com auxílio de equipamentos.

Tudo isso deve ser registrado em algum documento físico, ou por meio de um aplicativo de vistoria de imóveis.

No final da análise, em seu posto de trabalho, o vistoriador deve reunir todas as observações registradas e formalizar em um laudo.

Em imóveis novos, o foco da vistoria é entender se há algum problema na estrutura, fazendo com que a construtora o corrija o mais rápido possível.

Já em imóveis usados, a vistoria serve para certificar a situação do imóvel, no que diz respeito a problemas mais simples, como vazamentos, janelas quebradas e desgaste na pintura.

Tipos de vistoria

Existem três tipos de vistoria de imóveis que podem ser realizados em casos de locação. Por isso, abaixo, separamos uma breve explicação sobre cada um deles. Confira:

Vistoria inicial

A vistoria inicial é aquela que ocorre antes do inquilino assumir a responsabilidade pelo imóvel alugado.

Sendo assim, serão conferidas as condições gerais do imóvel para garantir que ele foi entregue em plenas condições, de acordo com o contrato.

Vistoria de constatação

A vistoria de constatação ocorre durante a moradia do inquilino no imóvel. Ela pode ser feita periodicamente, quando o proprietário deseja saber as condições atuais do imóvel, ou em serviços de reparo realizados pela imobiliária.

Vistoria final

A vistoria final é realizada quando o inquilino vai deixar o imóvel. Sendo assim, há uma comparação com o estado do imóvel atual e o estado do imóvel durante a vistoria inicial.

Sendo assim, é possível identificar se houveram danos que precisam ser reparados pelo locatário.

A importância de fazer a vistoria no imóvel

A importância de realizar vistoria no imóvel

A vistoria no imóvel, embora não seja obrigatória, é importante para assegurar ambas as partes sobre o cuidado com o bem.

Ela visa tornar todas as transações imobiliárias mais transparentes, de modo a reduzir conflitos.

A realização da vistoria também faz com que a negociação do imóvel, seja para aluguel ou compra e venda, seja amistosa e tranquila.

É importante destacar que, para realização de um laudo de vistoria, é necessário que um profissional verdadeira qualificado o faça.

Se o documento não demonstrar embasamento técnico, em uma possível disputa judicial, a análise pode perder valor.

Qual o valor?

Para fazer somente a vistoria de um imóvel, o valor depende de seu tamanho e se é para aluguel ou venda.

Cada profissional qualificado possui os seus preços, embora leve em consideração os dois fatores citados anteriormente para a sua precificação.

A Bridge Imóveis é a melhor imobiliária de Porto Alegre. Além de oferecer um suporte nos processos de aluguel e compra e venda de imóveis, também pode te auxiliar na vistoria do imóvel.

Conheça os melhores imóveis de Porto Alegre e conte com o apoio de alta qualidade da Bridge Imóveis! 

Conclusão

Portanto, a vistoria de imóveis é uma análise, que precisa ser documentada em laudo, que busca entender a condição atual de um imóvel.

Para isso, é preciso contratar profissionais qualificados.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Consórcio ou financiamento: Saiba qual escolher em 2023

Acesse o nosso blog para conferir mais conteúdos e dicas relevantes sobre mercado imobiliário e vida em Porto Alegre! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *