Bairro Central Park

Saiba o que são bairros planejados e conheça os motivos para morar em um

O que você acharia de morar perto de praticamente todos os serviços importantes, com áreas verdes e localização privilegiada? É assim que funciona um bairro planejado. 

Ele é pensado estruturalmente para suprir as necessidades dos moradores do cotidiano e tornar a dinâmica do dia mais fácil. 

Por isso, sempre vale a pena considerar se um bairro é planejado ou não antes de alugar um imóvel, por exemplo. 

Para te ajudar, preparamos esse conteúdo para explicar exatamente o que são regiões planejadas e os motivos para morar nelas. 

Boa leitura!  

Afinal, o que é um bairro planejado?

Como o nome indica, um bairro planejado é aquele que parte de um planejamento para atender as demandas específicas de moradores, que são o foco do projeto. 

No geral, são bairros que oferecem uma ótima infraestrutura para gerar qualidade de vida e bem-estar na região. 

Não é à toa que o planejamento dele costuma ser feito em conjunto com arquitetos, engenheiros, designers e outros profissionais. 

Assim, é possível planejar espaços públicos como parques, áreas de lazer e verdes, comércio para atender a população local, escolas e toda a logística de locomoção para pensar o fluxo dentro do bairro. 

Com o bairro planejado, todos os detalhes são pensados para proporcionar tranquilidade, estilo e bem-estar social. 

Um pouco da história

Há um certo tempo que se discute sobre bairros planejados no Brasil, até porque é uma opção atrativa para as pessoas que desejam praticidade e calmaria. 

A ideia no início era exatamente unir o útil ao agradável e oferecer uma região com a integração das áreas comerciais com as residenciais, para trazer novos significados para os espaços urbanos. 

Mas foi preciso tornar o planejamento coletivo e interdisciplinar, porque um bairro planejado envolve várias questões além da moradia. 

Contudo, é um modelo que apresenta diferentes formas de vivência e vantagens que vão desde oferta de serviços completa até uma mobilidade sustentável. 

5 motivos para morar em um bairro planejado

Agora que você já sabe o que é um bairro planejado, vamos falar mais a fundo sobre os motivos para morar em um. 

Só pela ideia de ser uma região que surge a partir de um planejamento urbano para atender as necessidades de quem mora lá já parece ser muito bom, não é mesmo? 

Mas para mostrar ainda mais vantagens, listamos abaixo 5 motivos para morar em um bairro planejado.

1. Oferta de serviços

Já imaginou morar perto de praticamente todos os serviços necessários no dia a dia? Parece muito bom para ser verdade, mas isso é possível em bairros planejados. 

Nesse caso, existe a união da vida comercial com a residencial, para que não seja preciso se deslocar para outras regiões em busca de uma farmácia, por exemplo. 

O fato de ser planejado permite exatamente que os pontos de serviços sejam pensados para suprir as demandas locais. Ou seja, morar em um bairro assim significa ter por perto farmácias, supermercados, escolas, bancos, locais de saúde, entre outros.

2. Mobilidade urbana

Quando pensamos em mobilidade urbana, muitas vezes aparece uma imagem de um grande centro urbano com vários veículos e trânsito, certo? Só que em bairros planejados, a realidade é outra. 

Nessas regiões, os espaços públicos e para pedestres são valorizados para que tenham maior foco. Então a estrutura é pensada para incentivar o deslocamento ao pé ou por outras formas sustentáveis. 

Isso é possível porque as distâncias dos lugares tendem a ser menores com planejamento e assim dá para elaborar uma mobilidade urbana mais tranquila. 

Bairro planjeado: vantagens e exemplos

3. Infraestrutura pensada cuidadosamente

Toda região residencial precisa ter uma infraestrutura considerada adequada para que as pessoas morem lá. 

Adequado quer dizer o básico como redes de eletricidade, tratamento de água e esgoto, sistema de drenagem, entre outros detalhes. 

Tudo isso é pensado pelo grupo de profissionais que trabalham no planejamento para que a área conte com iluminação, asfaltamento das ruas e distribuição de água, por exemplo.

Esses detalhes são essenciais para que a região não sofra com alagamento por chuvas fortes, ruas sem estrutura e outros problemas. 

4. Contato com áreas verdes

Outro motivo para morar em um bairro feito com planejamento é o contato com áreas verdes, que servem tanto para decoração como também para bem-estar. 

Afinal, estar em contato com a natureza pode ajudar a diminuir o estresse com o ambiente agradável que proporciona. 

5. Localização selecionada

Por último, a localização selecionada também é um motivo para morar em uma região planejada. Inclusive, é sempre bom ser levada em consideração na hora de escolher um lugar para morar. 

Na maioria das vezes, o planejamento dos bairros também envolve pensar em uma localização que seja estratégia para desenvolvimento e ligação com o resto da cidade, também com o propósito de facilitar as atividades cotidianas. 

Leia também: Lei do Silêncio: como funciona, horários e 5 dicas para uma boa convivência

Bairro planejado x condomínio fechado: entenda a diferença

A grande diferença entre bairro planejado e condomínio fechado é a questão do acesso. Isto é, a primeira opção oferece espaços públicos para inclusão das pessoas, enquanto a segunda é uma área privada apenas para moradores. 

Para ser ainda mais específico, os lugares do bairro são abertos para todos, sem muros ou portões que limitem o acesso. 

Já o condomínio oferece alguns serviços específicos internos, mas todos só podem ser aproveitados por quem mora lá. 

Exemplos de bairros planejados

Existem vários tipos de bairros planejados pelo Brasil. Um deles é o Três Figueiras, de Porto Alegre, que se destaca como um dos melhores para morar na cidade. 

Ele possui todas essas características citadas anteriormente como boa localização, áreas verdes, infraestrutura completa, entre outros. 

Outro exemplo é o Boa Vista, também localizado na capital gaúcha. Esse bairro conta com boa infraestrutura e localização. 

São vários os exemplos de bairros planejados que seguem todos os motivos mencionados acima para morar neles. 

Saiba o que é bairro planejado e conheça os motivos para morar em um

A Bridge pode ter o imóvel ideal para você! Conheça nossas opções clicando neste link! 

Se comprar ou alugar um imóvel é uma vontade sua, conte com a Bridge Imóveis para te ajudar a fazer a melhor escolha possível. 

A Bridge Imóveis é uma imobiliária reconhecida pelo trabalho eficiente, seguro e íntegro para auxiliar as pessoas no processo de escolha de moradia. 

Por isso, tenha certeza que a nossa equipe está pronta para realizar um atendimento personalizado e te guiar para fazer o investimento certo em Porto Alegre. 

Encontre os melhores imóveis em bairros planejados para compra ou aluguel em Porto Alegre com a Bridge Imóveis!

Conclusão

Morar em um bairro planejado é sempre recomendado para quem quer mais praticidade e segurança no dia a dia. 

Além disso, existem vários modelos dessas regiões feitas para atender também os mais variados estilos de vida. 
O que achou deste conteúdo? Para ler mais sobre o mercado imobiliário e dicas sobre a vida em Porto Alegre, acesse o nosso blog!

1 comentário em “Saiba o que são bairros planejados e conheça os motivos para morar em um”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *