Afinal, é mais vantajoso comprar ou alugar um imóvel?

casal se mudando

Todo brasileiro cresce ouvindo que uma de suas metas de vida tem que ser a compra de imóvel. De acordo com muita gente, essa é uma forma de garantir estabilidade financeira e segurança para o futuro. Mas será que essa teoria é correta? Será que é mais vantajoso comprar ou alugar um imóvel?

Não existe resposta certeira sem uma análise mais aprofundada sobre taxas de juros, momento da economia e realidade de cada um. Por isso, antes de você decidir se quer comprar imóvel ou investir seu dinheiro, é importante ler esse material que preparamos para você.

Nesse artigo, vamos listar os principais aspectos que devem ser avaliados antes de direcionar sua renda e suas economias. Fique tranquilo porque nós também queremos garantir sua tranquilidade e a integridade do seu patrimônio.

Quer decidir melhor sobre ficar no aluguel e investir o dinheiro? Confira agora!

Saiba o que é o custo de oportunidade

Custo de oportunidade é o valor associado a melhor alternativa possível de acordo com a sua realidade. Não podemos afirmar que comprar é melhor do que alugar se nem todos têm condições financeiras de arcar com um financiamento.

Para ficar mais fácil, imagine que você tem o dinheiro à vista para comprar um apartamento no valor de R$300 mil. Embora seja a realização de um sonho, também configura uma perda financeira grande, não é mesmo?

Isso porque se esse dinheiro fosse investido em sua totalidade, ele poderia render mais de R$ 1800, com taxa de 0,6%. Provavelmente você gasta menos do que isso com seu aluguel.

Entenda quando o aluguel é a melhor escolha

Pode parecer confuso que o aluguel seja a melhor opção, uma vez que o valor pago mensalmente não é investido em um patrimônio próprio. Mas não é essa quantia que deve ser avaliada, e sim a economia feita ao longo dos anos.

Isso porque devemos pensar na liquidez do investimento e no fato de que o financiamento de uma casa própria não quer dizer, infelizmente, de que o imóvel seja seu. Pelo menos não durante os 20 ou 30 anos de parcelamento, já que a escritura ainda estará em nome da instituição financeira que lhe ofereceu o crédito.

Também não podemos nos esquecer dos juros aplicados em financiamento. Por mais que existam modalidades que ofereçam parcelas decrescentes, saiba que você sempre estará pagando muito mais do que o imóvel vale. Em alguns casos, somente essas taxas já são superiores ao valor do aluguel.

Veja por que o aluguel pode ser benéfico

Já está quase decidido? Veja por que o aluguel pode ser vantajoso.

  • As constantes crises financeiras afetaram o setor imobiliário, deixando imóveis inacabados e desocupados.
  • A liberdade oferecida pelo aluguel não prende você por anos na mesma casa.
  • O dinheiro pode ser investido no tesouro direto ou em fundos de investimento imobiliário.
  • O proprietário da casa alugada pode contribuir com melhorias, sem que você gaste muito em algo que não é seu.
  • Você não gasta com reformas e reparos de danos muito dispendiosos.
  • Você pode planejar aumentar a família sem precisar ter muitas dores de cabeça.

Viu como nem sempre a compra da casa própria é indicada? Tudo depende de cada caso e do que você vislumbra para seu futuro.

Se você já tomou sua decisão entre comprar ou alugar um imóvel, invista agora, conte com a Bridge Imóveis e conheça todos os imóveis que temos à disposição na cidade de Porto Alegre. Visite nosso site e veja nossas opções.

Taxa de juros na mínima histórica, vale a pena comprar um imóvel ?

Com a taxa Selic em seu menor nível histórico, de 2% ao ano, os juros do crédito imobiliário vêm caindo substancialmente. Atualmente os bancos estão ofertando uma taxa de 6,75% a 8,10% ao ano. Hoje, é 35% mais barato financiar um imóvel do que há dois anos.

Antigamente, os poupadores usavam os juros das aplicações bancárias para pagar o aluguel, atualmente com a queda na taxa selic, a rentabilidade oferecida por investimentos conservadores é muito baixa.

Considerando a taxa de reajuste dos contratos de aluguel, o IGP-M (que é popularmente chamado de “inflação do aluguel”), em 12 meses acumula alta de 13,02%. Olhando para outras formas de investimento, fica cada vez mais claro para o investidor mais conservador que o mercado imobiliário é uma boa oportunidade de investimento em termos de segurança e retorno.