cálculo do aluguel saiba como precificar locacao imovel

Cálculo do aluguel: saiba como precificar a locação do imóvel

Você sabe como fazer o cálculo do aluguel? Na hora de precificar um imóvel essa dúvida pode prejudicar muito os locadores. A grande questão é saber se estão passando o valor certo para o inquilino, já que é essencial que a troca seja justa para ambos.

Além de deveres, também existem direitos para os locatários ao aplicar tarifas na locação de uma propriedade. 

Logo, os percentuais precisam estar dentro do permitido, para todos serem beneficiados. Quer saber como funciona? Então, veja mais sobre como calcular o aluguel do seu imóvel e acerte nessa hora. 

Cálculo do aluguel: aspectos para análise do imóvel

Cálculo do aluguel

Quando um possível inquilino busca um imóvel para alugar, um dos fatores determinantes é achar um preço que se encaixe no orçamento disponível. Nesse ponto, é importante que o valor acordado seja um bom negócio para os dois lados. 

Em geral, é aplicada uma porcentagem pequena do valor de venda da casa ou apartamento. Ainda assim, há outros fatores que também influenciam nesse percentual. Veja o que mais é importante considerar na precificação do aluguel sobre o valor imóvel

Localização

A região que o imóvel está e a infraestrutura do bairro contam muito no aluguel. A propriedade valoriza sendo próxima aos serviços essenciais como: escola, comércio, mercados, hospitais, transporte público, vias de acesso etc. 

Além disso, é preciso considerar a segurança no local. 

Qual é o tipo de imóvel para o cálculo do aluguel

O tipo de imóvel também conta muito no preço final. Seja uma casa, um loft, um studio ou um apartamento, esses detalhes precisam entrar no cálculo. Afinal, a estrutura da construção é completamente diferente. 

Quantidade de quartos e banheiros

Também é importante avaliar a área útil disponível. Os cômodos maiores com a quantidade de quartos e banheiros são relevantes, já que apresentam uma precificação mais alta.

O preço costuma ser mais elevado até mesmo que um terreno grande, mas com uma casa pequena. 

Tamanho em m²

A lógica mais utilizada é que quanto maior o imóvel, mais alto é o preço do aluguel. Isso influencia no valor do aluguel por metro quadrado. 

No entanto, também é importante avaliar a idade da construção para achar um equilíbrio. Ou seja, imóveis mais novos e mais amplos costumam ser mais caros. 

Mobiliado ou sem mobília

Uma casa ou um apartamento que já venha mobiliado traz mais conforto para o locatário. Então, eles geralmente apresentam um acréscimo de 20% a 30% no valor do aluguel. Por isso, pesquise bem as vantagens de escolher essa opção. 

Fora isso, portaria 24 horas, elevadores, salão de festas e áreas de lazer também são diferenciais que valorizam o imóvel. Portanto, devem ser considerados no cálculo do aluguel.

O que afeta o valor do aluguel

O que afeta o valor do aluguel

Para chegar a uma conclusão sobre o valor para alugar, além dos fatores que influenciam, há outros aspectos importantes. Você já sabe que a idade da construção é um ponto para analisar, além disso a conservação também é importante. 

A própria vizinhança, instalações elétricas e hidráulicas precisam entrar no valor. Além dos quartos e banheiros, o número de outros cômodos, como sala de jantar e escritório, também são contabilizados na hora de fechar um preço com o locatário.  

O cálculo do percentual do aluguel sobre o imóvel depende de variantes. 

Por isso, é fundamental prestar atenção aos elementos que podem aumentar ou reduzir o valor da locação. Um bom negócio é aquele que funciona para o inquilino e locador em curto, médio e longo prazo.  

Fique atento ainda aos indicadores e parâmetros que pode usar como referência na hora de precificar a locação do seu bem. Entenda melhor no próximo tópico.

Indicadores e parâmetros como referência do valor de aluguel

Após conferir esses pontos no bem em questão, também há outros parâmetros importantes para você considerar ao fazer o cálculo do aluguel. Dois indicadores muito comuns são o índice FipeZap e o Percentual do Valor de Venda. Acompanhe!

Índice FipeZap

índice FipeZap

O índice FipeZap é uma parceria entre o portal ZAP e a Fipe. Essa tabela de preços de imóveis é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento da evolução dos preços do mercado imobiliário. 

Por isso, é referência de informações no setor, para analistas e para as famílias que desejam alugar ou comprar um imóvel

O cálculo é feito coletando milhões de anúncios mensalmente, tanto para venda quanto para locação. 

Assim, acontece um tratamento estatístico e a partir disso são calculados os valores para cada cidade contemplada, chegando a uma evolução de preços. Vale a pena acompanhar. 

Percentual do valor de venda para cálculo do aluguel

O preço do mercado é um fator decisivo para chegar a quanto vale o aluguel daquele imóvel. Com isso, a variação aplicada é de 0,4 a 1% do valor de venda da casa ou apartamento. 

Dessa forma, é importante pesquisar os preços de outras propriedades na região em que o imóvel está localizado. Ao comparar com casas semelhantes e apartamentos do mesmo prédio fica mais fácil chegar a uma média. 

Já se você não quer ter que fazer tantos cálculos sozinho, tem outra forma muito prática para resolver esse dilema. Você pode contar com a ajuda de especialistas. Veja mais a seguir. 

Saiba o preço ideal para locação com suporte profissional

São muitos detalhes para comparar até chegar ao valor justo do aluguel de um imóvel. Contudo, você não precisa perder horas calculando diversos indicativos, tanto na propriedade quanto no entorno. 

Para isso, você pode ter o suporte de profissionais que entendem do mercado imobiliário. Com isso, não há o risco de cobrar menos pelo seu imóvel, ou colocar um valor que assuste o seu futuro locatário.

Tendo a consultoria imobiliária da sua casa, apartamento, loft, studio e outros, você também saberá a porcentagem correta de aumento do aluguel com o passar do tempo. Todos esses fatores são fundamentais para arrendar o seu bem e evitar desistências. 

Com a avaliação correta, você nunca mais ficará perdido ao fazer o cálculo do aluguel. Afinal, precificar o seu imóvel é o primeiro passo para uma parceria bem-sucedida. Por isso, já se prepare para fazer ótimas negociações.Gostou da ideia de ter um apoio nesse cálculo complexo? Então, saiba quanto cobrar no aluguel com a ajuda da Bridge Consultoria Imobiliária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *