Home » Saiba como comprar a sua casa em Porto Alegre e fazer a melhor escolha

Saiba como comprar a sua casa em Porto Alegre e fazer a melhor escolha

casal e uma corretora de imóveis

Depois de muita determinação e planejamento, finalmente, chegou o momento de adquirir o seu imóvel próprio. Nessa hora, comprar casa em Porto Alegre tem sido a principal alternativa de muitos indivíduos que desejam garantir tranquilidade e qualidade de vida. E entender a razão para essa escolha é fácil.

De acordo com um ranking elaborado em 2017 pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Escola de Administração de Empresas São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, Porto Alegre está em 3º lugar entre as melhores cidades do país para se viver na terceira idade. A região ainda se destaca na temática de saúde, além de ser uma das que mais investem em cultura e engajamento dos cidadãos.

Após decidir morar nesse local incrível, é a hora de escolher os melhores bairros para, finalmente, conquistar a residência dos sonhos. Mas afinal, como acertar em cheio nessa decisão? Ao longo da leitura, mostraremos todas as informações relevantes para ajudar você nessa tarefa. Acompanhe para saber mais!

Os motivos para comprar uma casa em Porto Alegre

Em 2018, Porto Alegre foi eleita a 8ª cidade mais inteligente do Brasil, segundo o ranking Connected Smart Cities, que avaliou, aproximadamente, 700 regiões nacionais. Conforme a pesquisa, a localidade subiu três colocações em relação aos últimos anos — o que, de fato, significa que o seu desenvolvimento é constante.

Tal resultado muito se deve a fatores tangíveis. Por exemplo: Porto Alegre é um local repleto de serviços especializados. Entre eles, podemos destacar a excelente infraestrutura hospitalar, que já virou referência no Brasil.

Tudo isso sem se esquecer da grande variedade de universidades de qualidade e da criação dos Parques Científicos e Tecnológicos, que atuam para incentivar a evolução das pesquisas científicas e, consequentemente, acabam proporcionando inovações para toda a região. Ainda que esta não seja uma classificação internacional, é importante ter em mente que, sem dúvida, comprar casa em Porto Alegre é uma das melhores alternativas para os brasileiros em busca da casa própria.

Vantagens de viver na cidade

São muitas os benefícios de se viver em um lugar como Porto Alegre. Primeiro, porque a região consegue cumprir o seu papel como uma cidade de médio e grande porte. Fora isso, esta é uma capital vasta em extensão e população, mas que ainda possui uma infraestrutura que funciona de modo satisfatório. Exemplo disso? Quando comparados aos grandes centros urbanos, os engarrafamentos são pequenos.

Já a vida cultural é intensa, como mostra os dados do estudo “Cultura nas Capitais“, realizado pela JLeiva Cultura&Esporte, empresa responsável pelo Datafolha. Segundo o levantamento, que analisou 12 cidades brasileiras, a capital gaúcha é a que apresenta melhores níveis de idas a saraus e ao cinema.

Outro fato que também pode ser observado, é que grande parte da população ainda consegue manter hábitos saudáveis, como almoçar em casa. Este é mais um reflexo de como a cidade oferece aos seus moradores qualidade de vida e bem-estar.

Os melhores bairros em Porto Alegre para comprar a sua casa

Porto Alegre é composta por diversos bairros bons e eleger os melhores é uma tarefa realmente difícil. Muitas vezes, esse tipo de resposta é muito pessoal e dependerá das necessidades que o indivíduo tem em seu dia a dia. De qualquer modo, podemos constatar a existência de um eixo na região e que é mais valorizado no mercado imobiliário. Esse é o caso do Moinhos de Vento, passando pelo Bela Vista e Petrópolis, até as proximidades do Iguatemi.

O Moinho de Ventos, por exemplo, é um local perfeito para quem deseja viver bem. Lá, o indivíduo encontrará inúmeras funcionalidades, sendo as principais:

  • estar perto do centro;
  • contar com uma boa variedade de lojas e restaurantes;
  • ter a facilidade de encontrar condomínios e apartamentos planejados;
  • estar rodeado de hospitais que são referências no país.

O Bela Vista também não fica para trás. Considerado um dos bairros mais estruturados da cidade, essa nobre região é pautada por imóveis de luxo e uma vasta opção de serviços para quem quer investir em comodidade. O local ainda possui diferentes opções de lazer, sendo as praças André Forster e a Gustavo Langsch as principais delas. Tais pontos são excelentes representações de áreas ideais para os jovens se divertirem e os adultos descansarem.

O mais interessante, é que a capital gaúcha atende satisfatoriamente a diversos públicos — desde aqueles que gostam de vida cultural até os habituados ao agito noturno. Indivíduos da terceira idade também estão optando bastante por viver na região, principalmente por conta da tranquilidade dos bairros.

Como escolher a casa ideal

A compra de um imóvel é uma tarefa que requer cuidado e atenção. Inclusive, esse processo deve ser pautado por uma combinação de anseios de todos os membros da família, sempre aliado a sua capacidade de compra. Ou seja, este deve ser encarado como um importante passo a ser tomado, até porque não são todas as pessoas que trocam de casa com frequência.

Na hora de considerar as necessidades de todos, é interessante observar quantas pessoas irão morar na residência, qual o tamanho ideal para a sala de estar e qual o número de banheiros necessários no local. Em seguida, a recomendação é analisar outros fatores igualmente importantes e que farão toda a diferença no dia a dia dos indivíduos, como:

  • a localização do imóvel;
  • o bairro conta com uma boa infraestrutura;
  • a residência possui algum problema estrutural;
  • o valor do imóvel está de acordo com o orçamento disponível;
  • o bairro em questão está sendo valorizado;
  • o imóvel apresenta fácil acesso aos principais pontos da cidade;
  • a documentação da casa ou apartamento está em dia.

A importância de uma imobiliária na compra de uma casa em Porto Alegre

A assessoria de uma imobiliária no processo de comprar de uma casa em Porto Alegre é extremamente importante. Bons corretores e arquitetos possuem o preparo necessário para oferecer segurança e sanar todas as dúvidas do cliente. Por se tratar de um investimento alto, é essencial que esse processo seja realizado de maneira adequada, caso contrário, o indivíduo corre grande risco de sofrer prejuízo ou encontrar dor de cabeça no futuro.

Das vantagens oferecidas por uma imobiliária, podemos destacar que a empresa ficará responsável por verificar toda a documentação do empreendimento, assegurando assim, que não há situações restritivas, como é o caso de dívidas de impostos ou a necessidade de solicitar a assinatura de herdeiros para finalizar a negociação.

Os profissionais que trabalham em uma imobiliária também estão capacitados para avaliar as construções e indicar aquelas que melhor cabem no orçamento do cliente. Todo esse trabalho é baseado em muita transparência e honestidade, seja em relação à situação jurídica ou física da residência.

Os diferenciais da Bridge Imóveis

No mercado desde 2016, a Bridge Imóveis foi criada com o objetivo de proporcionar aos seus clientes a melhor experiência possível. Por isso, o seu grande diferencial está no atendimento que é realizado por corretores altamente experientes no assunto. Durante o processo de compra, venda ou locação de um empreendimento, os profissionais são treinados para deixar as condições claras e manter o cliente ciente de todos os detalhes da negociação.

A empresa ainda possui parceria com as melhores incorporadoras do estado, disponibilizando, assim, as principais novidades do mercado imobiliário e oferecendo aos clientes a possibilidade de negociar diretamente com os sócios e diretores dos projetos. O resultado disso é a oportunidade de firmar acordos eficientes, rápidos e extremamente satisfatórios para ambas as partes.

Agora que você já sabe como comprar casa em Porto Alegre, que tal entrar em contato conosco e conhecer a nossa carta de imóveis disponíveis? A nossa equipe de especialistas terá o prazer de encontrar as melhores opções para o seu perfil.