Morar em Condomínio

Morar em Condomínio: Como é, quanto custa e vantagens

Morar em condomínio é uma experiência bastante diferente do que morar em uma casa ou apartamento em rua pública. Afinal, a dinâmica de participação da vizinhança é completamente diferente. Inclusive, existem reuniões recorrentes que visam estabelecer normas de convivência. Sendo assim, separamos uma série de considerações a respeito sobre a moradia em condomínio.

Para entender como é morar em condomínio, os custos e as vantagens, acompanhe este artigo. Certamente você vai gostar de saber destas dicas!

Boa leitura!

Confira o empreendimento de luxo Arte Country Club, da Melnick, que conta com apartamentos de 3 a 4 suítes.

Morar num condomínio fechado: como é?

Morar em um condomínio fechado exige do morador entender as normas definidas pela administração. Afinal, a convivência em comunidade exige seguir certas regras gerais para a boa convivência.

Um profissional responsável, o síndico, é responsável por gerenciar grande parte das ações, relações e cuidados com o espaço. Além disso, é esse o condômino responsável por resolver situações conflituosas e definir a programação de reuniões dos moradores.

O candidato ao cargo pode ou não ser morador do condomínio, e deve ser eleito por uma votação entre os moradores. Assim, todos tem a possibilidade de escolher a pessoa que julga mais qualificada para o cargo.

Outra característica importante morar em condomínio é que a maioria deles conta com espaços comuns, geralmente destinados para o lazer. É possível encontrar, por exemplo, playgrounds, quadras esportivas, piscinas, salões de festas e praças.

Vale ressaltar que os espaços comuns contam com regras estabelecidas pelas assembleias. Inclusive, a maioria dos condomínios possui restrições sobre silêncio. Dessa forma, é recomendado o síndico estipular qual é a regra que deve ser seguida, bem como as punições em caso de descumprimento.

Em comparação com imóveis independentes, a legislação que existe considera as normas estabelecidas pelo Estado. Sendo assim, os moradores e os síndicos devem estar cientes de quais as leis que gerem aquele pequeno (ou talvez nem tanto) universo.

Mas em condomínios, cada administradora estabelece as suas normas a respeito do silêncio, que buscam garantir que nenhum vizinho seja perturbado. 

Certamente, a punição por quebra da lei de silêncio é feita pelo síndico. Cabe a ele entender que multa ou ação aplicar dependendo da situação.

Qual a vantagem de morar em um condomínio?

Piscina em área comum demonstrando vantagens de morar em condominio

Morar em condomínio tem muitas vantagens. Uma delas é a organização do espaço. Sendo assim, confira abaixo outros benefícios:

Segurança

A segurança é uma das principais vantagens de morar em condomínio. Afinal, ter portaria ou segurança para vigiar as casas é uma forma de estar protegido contra possíveis assaltos ou roubos residenciais.

Inclusive, nos condomínios geralmente, existem diversas medidas que são administradas de modo a garantir a preservação dos bens dos moradores. Além disso, a maioria costuma fazer uso de artigos de seguranças extras como cerca elétricas, câmeras, vigilantes noturnos, entre outras táticas de prevenção à invasões.

Acima de tudo, a portaria dos condomínios costuma ser bem eficiente no quesito de segurança, até mesmo no caso das portarias remotas que são administradas por sensores ou biometria. Dessa forma, os moradores têm a garantia de que somente pessoa autorizado circulará nas dependências do condomínio.

Em suma, morar em condomínio é uma forma de tornar viável técnicas de segurança que não são acessíveis para casas na rua. Dessa forma, se torna uma alternativa super aconselhável para quem passa muito tempo fora de casa ou quer ter a tranquilidade de que seus bens estarão sempre protegidos.

Privacidade

O condomínio não pode permitir entrada de qualquer pessoa. Afinal, o espaço público deve ser acessado por moradores, administração ou pessoal autorizado.

Isso significa que os moradores possuem maior privacidade dentro do condomínio, tendo como garantia a presença de seus vizinhos e de pessoas de confiança. Além disso, o espaço comum fica mais seguro.

Lazer completo

A maioria dos condomínios contam com opções de lazer. A fim de proporcionar entretenimento e benefícios ao pagar do condomínio, podem ser inclusos atrações como:

  • quadras esportivas;
  • brinquedoteca;
  • praças;
  • área gourmet;
  • salões de festas;
  • piscinas.

O lazer em condomínio serve não somente para quem prefere a comodidade.

Existem áreas exclusivas para aqueles que não possuem um grande espaço para realizar eventos ou receber visitas em casa.

Natureza

Diversos condomínios contam com bastante árvores e plantas, portanto pode causar uma sensação de maior tranquilidade.

Mesmo as áreas de lazer com jardins pequenos são suficientes para melhorar a qualidade do ar.

O efeito de melhora do clima pode ser notado na plantação de árvores de médio e grande porte.

Quanto custa morar em condomínio fechado em Porto Alegre?

Morar em um condomínio fechado em Porto Alegre varia bastante em relação à qualidade do condomínio e a região em que ele está situado. Afinal, há localizações mais seguras que outras, ou mais próximas ou longe das regiões centrais.

Além disso, vale ressaltar que condomínios possuem taxas do condomínio que vão além do valor do aluguel ou do valor do imóvel. Vale ressaltar que a principal delas é a taxa de condomínio, paga mensalmente pelos moradores.

As assembleias servem para decidir o valor do condomínio. O preço deve ser pago pelos proprietários dos imóveis, independente se ocupados ou não.

O que é importante saber antes de morar em um condomínio?

Antes de morar em um condomínio, é preciso entender quais são os seus direitos e deveres, e pesquisar como ele é organizado. Geralmente, as normas ficam contidas em um documento chamado de Regulamento Interno, que fica disponível para todos os condôminos. Dessa forma, todos tem acesso as regras do condomínio.

Além disso, é preciso ainda ter conhecimento da importância de participar das assembleias, que são responsáveis pelas decisões sobre investimentos e dinâmicas.

Participar das assembleias de condomínio é super recomendado. Nas reuniões, o morador poderá sugerir pautas e participar de decisões coletivas.

Como escolher um condomínio para morar? 

área de lazer em condomínio indicando COmo escolehr condomínio para morar

Para escolher um condomínio para morar é preciso entender sobre as suas necessidades de moradia. Afinal, o condomínio precisa estar adequado às exigências para valer a pena.

Opte por um local melhor localizado, em uma região com muitas opções de lazer, comércio e serviços básicos. Por exemplo,escolas, farmácias, mercados, padarias e hospitais. Inclusive, outro ponto importante a se considerar são justamente as regras daquele espaço, que podem fazer ou não sentido para você e sua família.

A Bridge Imóveis é uma imobiliária localizada em Porto Alegre que dispõe dos melhores imóveis em condomínios fechados.

Conheça o seu novo lar, dentro de um espaço diverso, seguro, tranquilo e privado!

Conclusão

Morar em condomínio é bastante diferente de morar em um imóvel independente. Ou seja, o morador precisa ter uma convivência ativa e em comunidade, diferente do que faria numa casa própria.

Por outro lado, pode ser uma experiência ideal para você que busca segurança, privacidade e opções de lazer próximas.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Como escolher um bairro para morar? 4 dicas para te ajudar na decisão”

Para mais conteúdos relevantes sobre mercado imobiliário, imóveis em Porto Alegre e decoração, acompanhe o nosso blog!

1 comentário em “Morar em Condomínio: Como é, quanto custa e vantagens”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *