Conheça as vantagens de morar no Centro de Porto Alegre!

Morar no Centro de Porto Alegre: vantagens, dicas e opções de moradia

Imagine um bairro no qual você consegue ver monumentos históricos e modernos juntos, onde a arquitetura mostra muito do passado, enquanto a vida cotidiana acontece cheia de estímulos. Essa é a sensação de morar no Centro de Porto Alegre!

Esse é o lugar onde fica o coração da grande capital gaúcha. Mais especificamente, próximo ao lago Guaíba, na região central da cidade, é onde fica o Centro Histórico de Porto Alegre.

Mas será que vale a pena morar no centro de Porto Alegre?

Continue a leitura para conhecer as vantagens que o bairro oferece!

Afinal, vale a pena morar no Centro de Porto Alegre?

Sim, morar no Centro de Porto Alegre tem se mostrado uma ótima opção pelo custo benefício que oferece e o bem-estar.

A verdade é que a capital gaúcha é uma das melhores cidades para morar do Brasil, já que conta com um bom desenvolvimento urbano, lugares arborizados, infraestrutura de transporte, serviços essenciais e atividades de lazer.

Outro detalhe é que essa região do Centro Histórico reúne muito da arquitetura da época em que a cidade foi fundada, no século XVIII. Ou seja, é uma parte muito cultural de Porto Alegre.

É interessante ressaltar que o Centro Histórico está em evidência, uma vez que a prefeitura está com projetos de planejamento urbano em andamento para reformar as ruas, praças e com incentivos para construções de iniciativas privadas. 

Isso significa que a região tende a valorizar mais do que já é por ser o coração da vida cultural e histórica da cidade. Inclusive, visitar espaços públicos e monumentos é uma ótima ideia do que fazer no centro histórico de Porto Alegre.

Na região, por exemplo, você encontra:

  • Catedral Metropolitana;
  • Teatro São Pedro;
  • Museu dos Direitos Humanos do Mercosul;
  • Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS);
  • Casa de Cultura Mário Quintana;
  • Chalé da Praça XV;
  • Mercado Público;
  • Museu Duque de Caxias.

7 vantagens de morar no Centro de Porto Alegre

Existem várias vantagens de morar no Centro de Porto Alegre, que vão desde experiências culturais até o acesso a serviços e comodidades.

Essa região é ideal para quem procura um estilo de vida mais dinâmico e movimentado, mas com muitas opções de espaços para descansar também, como parques e áreas verdes.

1. O centro de Porto Alegre é o epicentro da vida cultural

A primeira grande vantagem é que o Centro Histórico concentra muito da vida cultural da cidade.

Nesta região, você encontra espaços para shows, cinemas, teatros, vários museus e galerias artísticas para visitar. 

Sem dúvidas, é um dos bairros que mais se destaca pela quantidade de atividades culturais e de entretenimento que podem ser feitas.

2. A região central é servida por uma ampla rede de transporte público

Morar no Centro de Porto Alegre: vantagens, dicas e opções de moradia

O Centro de Porto Alegre hoje é uma das regiões que tem os melhores serviços de transporte público.

Por exemplo, é possível encontrar ônibus para qualquer outro bairro do centro, visto que ele abriga a Estação Rodoviária de Porto Alegre. Inclusive, essa estação recebe ônibus de várias outras cidades do país.

A vantagem disso tudo é que você consegue economizar tempo para ter acesso a um deslocamento mais fácil.

3. Proximidade a serviços e comodidades

É muito vantajoso morar perto de serviços essenciais, como hospitais, escolas e farmácias, não é mesmo?

O centro de Porto Alegre hoje conta com todos esses serviços e outros que são necessários para o dia a dia. 

Ou seja, quem mora nesse bairro, tem maior facilidade para acessar supermercados, bancos, restaurantes, lojas e afins.

4. Acessibilidade aos principais centros de negócios 

O centro de Porto Alegre também é o local onde os principais centros de negócios ficam localizados.

Isso inclui órgãos públicos, instituições de ensino, comércios, feiras e por aí vai.

Ter fácil acesso a esses locais é muito vantajoso para universitários, alunos e profissionais das mais diversas áreas.

5. Vida noturna ativa e animada

Porto Alegre é muito conhecida tanto pela beleza e parte cultural quanto pela vida noturna ativa que oferece às pessoas que moram nela.

No centro da cidade, especificamente, tem o Cais Embarcadero. Esse é um complexo que reúne diversos bares e restaurantes em um lugar bem agradável, cheio de variedades gastronômicas.

Outra opção é conhecer o Dirty Old Man, um bar inspirado no escritor Bukowski. Ele fica localizado na R. Gen. Lima e Silva, 956, e tem diferentes cocktails renomados para experimentar em um ambiente bem intimista.

Mais uma dica do que fazer no centro histórico de Porto Alegre é aproveitar as baladas, como a Club 688. Ela oferece várias temáticas de festas para agradar todos os gostos musicais e fica localizada na Rua Siqueira Campos, 688 Centro Histórico.

6. O centro da cidade é rico em história e arquitetura

Como mencionamos antes, o Centro Histórico de Porto Alegre reúne muito da história da capital por meio da arquitetura conservada dos séculos passados.

Existem muitas construções antigas localizadas na região central que ajudam a imaginar como era o cotidiano da cidade antigamente.

7. Acesso a parques e áreas verdes 

Da mesma forma que o Centro de Porto Alegre é visto como um lugar bem dinâmico e movimentado, ele também oferece espaços para quem quer relaxar e se distrair da correria diária.

É possível encontrar uma boa diversidade de parques e áreas verdes, que são ideais para passar o dia com a família e pessoas especiais.

Por exemplo, você encontra o Jardim Lutzenberger na Casa de Cultura Mário Quintana, um espaço com várias coleções botânicas. 

Outra opção é o Parque da Orla do Guaíba, que tem quase 4km de extensão. Lá você pode se exercitar ao ar livre, aproveitar as quadras de esporte, assistir o pôr do sol e muito mais.

Morar no Centro de Porto Alegre: vantagens, dicas e opções de moradia

Entenda como a Bridge pode te ajudar a encontrar seu imóvel dos sonhos

Quer encontrar os melhores imóveis do Centro Histórico de Porto Alegre para comprar ou alugar? A Bridge Imóveis te mostra as melhores opções!

Nosso objetivo é oferecer um excelente serviço de intermediação para você encontrar ótimas oportunidades de imóveis nos mais variados bairros da capital.

Não é à toa que somos uma das melhores imobiliárias de Porto Alegre (RS). Afinal, contamos com uma equipe qualificada de profissionais que proporcionam um atendimento personalizado para entender as suas necessidades e encontrar soluções eficazes.

Encontre o seu novo lar com a Bridge Imóveis!

Conclusão

Gostou de saber mais sobre como é morar no Centro de Porto Alegre? Sem dúvidas, é uma região bem única por ter conservado muito da história da capital e, ao mesmo tempo, oferecer muita modernidade.

Como você viu neste conteúdo, existem várias vantagens de morar no bairro Centro Histórico, que vão desde acesso a serviços essenciais até áreas arborizadas para descansar.
Vale a pena conferir as oportunidades da região! Para isso, entre em contato com a Bridge Imóveis e esteja mais próximo de encontrar o seu novo lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *