O que fazer em Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre: 9 locais obrigatórios no roteiro!

A capital gaúcha traz prazeres incríveis como visitar a Casa de Cultura Mário Quintana, ir a um dos parques da região ou aproveitar a variedade gastronômica presente. Essas são apenas algumas sugestões sobre o que fazer em Porto Alegre.  

POA tem uma grande riqueza em cultura, lazer, restaurantes e atividades ao ar livre. No entanto, nem sempre é fácil escolher os melhores pontos turísticos de Porto Alegre. Por isso, acompanhe esse guia e descubra as maravilhas que você precisa explorar. 

Conheça os melhores empreendimentos imobiliários de Porto Alegre!

Atrações culturais em Porto Alegre

Existem muitas atividades interessantes para fazer por essa metrópole. Por isso, definir um roteiro é o primeiro passo para realizar uma boa visita aos locais que mais atraem você. 

Veja o que conhecer em Porto Alegre quanto se trata de atrações culturais. 

Fundação Iberê Camargo

Localizada no bairro Cristal, a Fundação Iberê Camargo é um ponto de destaque na arquitetura moderna. O local é um projeto de Alvaro Siza, um renomado arquiteto português, trazendo obras de artes de Iberê Camargo e mostras itinerantes. 

Também é um ótimo ponto para assistir o pôr do sol no Guaíba, um belo cartão postal da região. Pedalar pela orla com uma das bicicletas disponíveis em frente ao museu também é uma ideia incrível. Além disso, quando quiser tomar um café, você pode ir ao Press que fica logo ao lado. 

Fundação Iberê Camargo,

Casa de Cultura Mário Quintana

Esse é um dos lugares para visitar em Porto Alegre que você precisa incluir no seu itinerário. A Casa de Cultura Mário Quintana é um roteiro que envolve arquitetura, história e cultura em um só lugar. 

Lá você encontra atividades ligadas à dança, música, artes visuais, teatro, cinema, exposição de fotografias e muito mais. O próprio prédio já traz história, sendo construído entre 1916 e 1933. Você também pode relaxar na cafeteria com mirante ou no jardim. 

Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 13.10.14: Retirada de tapumes e andaimes da Casa de Cultura Mário Quintana. Foto: Andressa Moreira/Especial Palácio Piratini

Centro Cultural Usina do Gasômetro

Fica na orla do Guaíba e tem muitas galerias e exposições. Não deixe de conferir a Usina nos domingos. Nesse dia o local fica aberto apenas para pedestres. Então, é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta e aproveitar os lanches vendidos nas tendas próximas.

Um ótimo lugar para ficar é nos gramados ao redor do Gasômetro. Esse espaço cultural é perfeito para passeios em Porto Alegre em casal ou quando se quer conhecer pessoas novas. Então, inclua a Usina do Gasômetro na sua lista! 

Além dessas opções, não se esqueça dos locais perto da natureza. Afinal, passeios ao ar livre também são ótimos para a saúde.

Centro Cultural Usina do Gasômetro

Passeios e atividades ao ar livre em POA

Seja em um parque ou nas praças de Porto Alegre você tem muitas alternativas com áreas verdes para conhecer. Então, escolha um deles ou aproveite todos! 

Sendo assim, você precisa fazer um piquenique e tomar sol em pelo menos um dos lugares a seguir.

Parque Moinhos de Vento

Localizado no bairro Moinhos de Ventos, que o nomeia, esse parque é um dos locais que merece a sua visita. Lá você encontra opções de quadras de futebol, patinação, jogging, vôlei, tênis, aparelhos de ginástica e, claro, a réplica de um moinho açoriano, que chama atenção. 

Caso você queira uma diversão para as crianças em Porto Alegre, há equipamentos artesanais de recreação, todos feitos com tora de eucalipto. Fora isso, também tem a Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah.

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Parque Farroupilha

Você não pode perder a feira do Brique da Redenção com artesanato local. Ela acontece aos domingos pela manhã. 

Há também muitas formas para aproveitar o Farroupilha com: pedalinhos, parque de diversões, passeios de trenzinho e o Mercado do Bom Fim, trazendo lancherias e lojas de conveniência. 

Você acha ainda recantos como: Solar, Recanto Alpino, Recanto Europeu, Recanto Oriental, Fonte luminosa, Auditório Araújo Viana, Espelho d’água e mais 38 monumentos. Entre estes, não deixe de conferir o Monumento ao Expedicionário. 

Jardim Botânico

Localizado no bairro Jardim Botânico, o jardim oferece muitas belezas para os seus visitantes. Nele, você conta com 39 hectares muito bem distribuídos para percorrer trilhas, apreciar flores, ver lagos, observar viveiros, além de fazer piqueniques. 

Em seu acervo, o Jardim Botânico de Porto Alegre traz 653 espécies arbóreas, tendo, aproximadamente, 3 mil exemplares. Há também plantas em vasos, Banco de Sementes e Banco de Germoplasma para a proteção de tipos raros ou ameaçados.

Já começou a sentir a animação para explorar Porto Alegre? Outro ponto muito importante para descobrir é a variedade gastronômica local, veja! 

Gastronomia: opções imperdíveis para conhecer

Em seus passeios, com certeza, vai precisar fazer uma refeição mais completa, não é? Então, aproveite para conferir a culinária incrível da capital do Rio Grande do Sul.

Nono Ludovico

Se você estiver pelo bairro Petrópolis, não pode perder esse rodízio de pizzas, rondellis e calzones. Ele é indicado para ir com a família e com os amigos. O Nono Ludovico é conhecido como a melhor pizzaria na cidade. 

O local tem tipos de pizzas variadas como: strogonoff, calabresa, pato ao molho de laranja e javali ao molho de vodca. Tem até mesmo pizzas com massa integral. Por isso, você pode aproveitar essas delícias. 


Nono Ludovico

Mercado Público Porto Alegre

Sua inauguração ocorreu em 1869 e, desde então, o Mercado Público de Porto Alegre segue como um dos pontos principais de compras. Seu destaque é para a venda de alimentos. 

Você também pode visitar o prédio histórico, observando as bancas que vendem produtos tradicionais em POA, como cuias, e variedades de charque, erva-mate etc. Assim, é indicado para achar uma típica lembrancinha gaúcha. 

Panorama Gastronômico

Um dos tópicos mais valorizados do estado é a diversidade culinária local. Por isso, os restaurantes gaúchos são um verdadeiro panorama gastronômico. Você acha temperos brasileiros, alemães, italianos, mexicanos e muito mais. 

Por isso, confira o Parrilla del Sur e Rancho 141 para degustar o melhor churrasco da cidade, o Hashi Art Cuisine de comida japonesa e o  Leiteria 639 para um lanche!

Parrilla Del Sur

Se já estiver no Mercado Público, passe pelo Gambrinus. Ele é um dos restaurantes mais tradicionais do Brasil, sendo fundado em 1889. Você aproveita uma bela culinária portuguesa, mas há outras sugestões como língua ensopada, feijoada e tainha recheada com camarão. 

Agora que você já sabe o que fazer em Porto Alegre, não tem por que deixar de conhecer todos esses lugares incríveis. Então, já separe os seus dias disponíveis na semana e tenha uma ótima aventura. Gostou do conteúdo? Leia também: Bairros nobres em Porto Alegre e como escolher o melhor para morar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *