Com o isolamento social, a casa virou o cenário principal das nossas vidas e uma série de pesquisas têm se debruçado sobre os novos desejos e prioridades dos Quarenteners em relação ao lar. Como será esta casa dos sonhos?
A casa dos sonhos dos quarenteners
Meu universo particular: sentir-se bem em casa e estar em sintonia com o seu lar é requisito básico. Cada vez mais os espaços são personalizados e têm o estilo dos moradores. Praticidade e conforto são palavras de ordem!
Mais sol, por favor
O desejo por varandas, quintais e terraços se tornou ainda mais evidente na quarentena – lugares com bastante sol, ao ar livre e que possibilitam pelo menos um pouco de contato com a natureza. Uma bela vista também é bem-vinda não é mesmo?
Cozinha como centro da casa: cada vez mais integrada e protagonista, a cozinha é um espaço de lazer dos quarenteners e de convívio com os outros moradores da casa.
Home office privativo
Nunca se falou tanto em home office como agora. Ter um espaço para trabalhar ou estudar bem equipado e com privacidade virou necessidade. Aliás, ambientes mais bem divididos são cada vez mais importantes, na contramão da ascensão dos estúdios e do conceito aberto.
Imóveis mais espaçosos
O desejo por mais espaço em casa é tão forte que há quem acredite que a metragem dos imóveis começa a valer mais do que a localização para os quarenteners.
E-commerce e delivery: as compras online crescem a cada dia e ter um ambiente especial para receber as entregas dos moradores deve ser a realidade de muitos empreendimentos.
Tecnologia e saúde
Novas funcionalidades despontam com foco em diminuir o contato, como, por exemplo, o acesso de portas com reconhecimento facial. Além disso, tecnologias como o uso de luzes ultravioleta e de torneiras com ozônio para higienização estão em voga. Áreas específicas destinadas para higiene já são realidade em edificações e nos próprios apartamentos.
Bioarquitetura
Equilíbrio entre beleza e funcionalidade das construções, tudo isso de maneira integrada, respeitosa e harmoniosa ao ecossistema. O uso demateriais sustentáveis e a produção da própria energia (como painéis fotovoltaicos e compostagem), bem como a valorização da natureza dentro de casa.
E como é a sua casa dos sonhos? Esta quarentena mudou os seus hábitos e as suas prioridades? Conta para gente aqui nos comentários.