Reforma de casa

Reforma de casa: 4 Dicas importantes para seu planejamento!

A reforma de casa pode acontecer por uma série de motivos. Geralmente, a sua principal finalidade é alterar alguma estrutura do espaço. 

De toda forma, ainda que não haja grandes demolições ou qualquer procedimento mais trabalhoso, a reforma também pode ser realizada a partir de pequenas alterações no imóvel.

Em qualquer um dos tipos de reforma, é imprescindível que o responsável por financiá-la preze por um ótimo planejamento, logo que ele serve para evitar gastos e transtornos diversos.

Portanto, neste artigo vamos te explicar tudo sobre reforma de casa. Vamos te passar algumas dicas essenciais para que a sua ocorra de forma tranquila e ágil.

Sendo assim, acompanhe o texto até o final e tenha uma boa leitura!

Reforma de casa, quando devo considerar?

A reforma de casa é realizada quando há necessidade ou desejo de alterar o layout de um imóvel ou qualquer outro material no espaço.

Muitas pessoas reformam a casa depois de planejar bastante como seria o seu lar dos sonhos. Contudo, existem ainda diversas situações em que é comum a realização de reformas.

Confira quais são:

Manutenção da casa

A reforma pode ser uma possibilidade para realizar a manutenção da casa. Algumas vezes, apenas trocar dispositivos e peças pode não ser suficiente para resolver um problema.

Sendo assim, pode ser necessário que haja a demolição de algumas estruturas para a resolução de adversidades.

Nessas situações, muitas pessoas aproveitam para realizar alterações na residência, pois se sentem incentivadas pela manutenção. 

Atualização de ambientes

O principal motivo para a reforma de casa está na atualização dos ambientes. Muitas pessoas desejam reformar a casa para simplesmente torná-la mais bonita e adequada ao seu gosto.

Por isso, a modificação de ambientes pode acontecer por meio da alteração do layout da casa, ou seja, a quebra de paredes para promover novas configurações de espaço. 

Além disso, é possível também que haja a instalação de móveis planejados, novas bancadas, pisos, pintura e revestimentos.

Venda do imóvel

A venda do imóvel também é um motivo para a reforma de casa. Isso porque a procura pode ser muito maior se o ambiente está atualizado, moderno, com a maioria das suas estruturas e materiais novos.

É comum que haja a mudança de pequenos aspectos na residência, como a pintura de paredes e a troca de box, chuveiro e vaso sanitário.

Mesmo de pequeno porte, essa reforma pode valorizar o imóvel, tanto financeiramente quanto aos olhos dos compradores, que devem ficar mais interessados.

É claro que também podem ocorrer mudanças maiores para venda do imóvel. Contudo, em alguns casos elas não são viáveis financeiramente.

Leia também: Diversão infantil em Porto Alegre: 11 programas para fazer com as crianças

Como fazer a reforma da casa? 4 dicas importantes

Reforma residencial

Abaixo separamos dicas importantes para a reforma residencial. Veja quais são:

1 – Faça um planejamento financeiro

É importante realizar um planejamento financeiro ao realizar a reforma de uma casa. Isso porque trata-se de um processo que pode custar valores robustos.

Primeiramente, é importante entender se há necessidade de contratação de um arquiteto. Para essa decisão, considere se a reforma é de complexidade considerável.

De toda forma, a atuação de um arquiteto é altamente recomendada, pois é um profissional capaz de planejar e executar, de forma estratégica, toda a obra.

O arquiteto também pode ser bastante relevante para facilitar o seu planejamento financeiro, logo que ele te auxilia no orçamento de materiais, mão-de-obra e descarte.

Não realize uma reforma de casa sem um projeto bem estruturado, pois é possível que se gaste muito mais tempo e dinheiro no processo.

Tente não errar na hora de realizar o orçamento de materiais, profissionais e descarte de entulhos. Para isso, é necessária uma medição minuciosa das áreas e uma boa pesquisa de mercado para encontrar materiais de bom custo-benefício.

Ao conseguir definir um valor total para os custos, considere aumentar um pouco o orçamento, pois imprevistos e erros podem acontecer.

2 – Crie um cronograma da obra

É fundamental criar um cronograma da obra, pois ela precisa ser executada da maneira mais prática possível. 

Um cronograma, além de guiar o projeto, também contribui para que as etapas sejam respeitadas, de modo com que os materiais sejam preservados.

Existe um passo a passo que geralmente funciona para a maioria das reformas residenciais. Confira:

  1. demolição: é hora de retirar tudo o que não será aproveitado na obra. É o momento da derrubada de paredes, retirada de revestimentos e demarcação da parede no caso de alterações na elétrica e/ou hidráulica;
  2. infraestrutura: é hora de incluir a infraestrutura hidráulica e elétrica, sem esquecer da iluminação e pontos de ar condicionado. Novas paredes devem ser construídas;
  3. construção civil: é hora de finalizar o acabamento das construções com a aplicação de massa, gesso e outros materiais;
  4. revestimentos: é o momento de instalar revestimentos nas paredes;
  5. forro: os forros devem ser instalados, inclusive com os espaços para iluminação;
  6. preparação da pintura: é hora de passar massa corrida nos espaços necessários e lixar as paredes para receber a pintura;
  7. piso/marmoraria: os pisos devem ser instalados, junto à bancadas ou outras peças de marmoraria;
  8. pintura: é o momento da pintura final e definitiva;
  9. marcenaria: a instalação da marcenaria deve ser realizada no final, pois previne as peças de sofrerem possíveis danos;
  10. finalização: por fim, há pequenos reparos, instalações de interruptores, luminárias e outras peças. A limpeza especializada em obras é o último passo para a reforma ser finalizada.

3 – Contrate profissionais qualificados para reforma de casa

É importante contar com profissionais qualificados, pois eles são responsáveis por entregar uma reforma de qualidade.

Como já citado anteriormente, é preciso considerá-los no orçamento da reforma.

4 – Compre materiais de qualidade

Obra de casa

Muitas vezes é possível encontrar materiais mais baratos no mercado, mas é preciso analisar, sobretudo a sua qualidade.

A qualidade dos materiais garante com que eles durem mais tempo e apresentam maior resistência. 

Muitas vezes é muito mais vantajoso investir em um material de valor mais elevado, com mais qualidade.

Se você busca vender um imóvel reformado em Porto Alegre, pode contar com os serviços da Bridge Imóveis!

A imobiliária te auxilia no anúncio de seu imóvel, na definição de um preço e no acompanhamento de visitas.

Além disso, se você pensa em comprar uma casa ou apartamento reformado com materiais altamente modernos, também pode encontrar na Bridge Imóveis.

Conheça os melhores imóveis reformados para comprar e alugar em Porto Alegre! 

Conclusão

A reforma de casa pode acontecer de forma mais sutil, em pequenas alterações, como também, em projetos maiores, que alteram layouts.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Decoração De Apartamento: Saiba Como Fazer e o que Evitar”

Acesse nosso blog para conferir mais dicas e informações relevantes sobre decoração, mercado imobiliário e vida em Porto Alegre! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *