Sabia que reformar um imóvel para vender pode tornar o processo de negociação mais simples e tranquilo?
Muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena comprar, reformar e vender imóveis, mas a verdade é que esse procedimento de reparos pode ser bem vantajoso para o negócio.
Com intuito de te ajudar a entender melhor sobre esse tema, separamos as principais vantagens das reformas nos imóveis antes do processo de venda. Além disso, também vamos mostrar como fazer essas manutenções com pouco dinheiro.
Vamos lá?
Afinal, vale a pena reformar o imóvel para vender?
Sim, vale a pena reformar um imóvel para vender, porque isso pode fazer com que o processo de venda seja mais rápido.
Vamos imaginar a seguinte situação para entender melhor.
Um potencial comprador visita o imóvel que tem interesse e encontra um problema no piso, uma mancha de mofo ou um desgaste na pintura.
Esses detalhes podem fazer com que o comprador desista do negócio, certo? Até porque se trata de um grande investimento, então o ideal é que ele esteja bem de acordo com as preferências do comprador.
A questão é que esses problemas podem ser resolvidos com reformas simples, ao invés de se tornarem um impeditivo para potenciais compradores e atrapalhar a venda do imóvel.
Outro ponto positivo é que a reforma de imóveis ajuda na valorização deles, porque passam a ter um aspecto mais novo após os procedimentos de reparos. Logo, a tendência natural é que eles sejam valorizados e ofereçam um retorno financeiro ainda mais positivo.
5 vantagens em reformar um imóvel antes da venda
O processo de reformar para vender imóveis pode ser bem vantajoso para ambas as partes do negócio.
Para o proprietário, é uma forma de tornar o imóvel mais atrativo no mercado. Para os potenciais compradores, o lugar reformado passa a ser um investimento mais seguro, que oferece menos riscos futuros.
Mas existem várias outras vantagens em reformar para vender imóveis, que vamos mostrar a seguir:
Aumento do valor de mercado
Reformar significa corrigir erros e dar a melhor forma a um espaço. No caso do imóvel, esse procedimento ajuda a aumentar o valor de mercado dele.
Isso porque a reforma de imóveis pode atualizar os cômodos como quartos, cozinhas, banheiros e salas para deixá-los com aspectos novos e bem modernos.
Dessa forma, aumentam as chances do potencial comprador querer pagar um preço maior.
Atratividade para um público mais amplo
A reforma de imóveis pode trazer características novas para eles e torná-los mais atraentes para públicos diferentes.
Imagine um apartamento com um quarto e um banheiro. Esse modelo é mais atrativo para pessoas que querem morar sozinhas, até pela capacidade do espaço, não é mesmo?
Vamos supor que esse mesmo apartamento tenha passado por uma reforma e agora tenha dois quartos, um banheiro e cômodos mais espaçados. Neste modelo, ele passa a ser mais atraente para famílias, casais e outros públicos.
Venda mais rápida
As reformas aumentam as probabilidades de vender o imóvel rápido, já que ele fica mais atrativo para os potenciais compradores.
O procedimento de reparos faz com que os apartamentos e casas se destaquem no mercado como opções mais vantajosas do que outras que estão com condições inferiores, já que passaram por manutenções recentes.
Negociação de preço favorável
Como a reforma tende a aumentar o valor de mercado do imóvel, outra vantagem é que existe a possibilidade de negociar preços mais favoráveis para o proprietário.
Vamos imaginar dois imóveis bem parecidos, só que um está recém reformado e o outro tem uma conservação mais inferior. Concorda que o potencial comprador pode aceitar pagar mais caro por um que teve uma manutenção recente?
Logo, a vantagem da reforma é que ela permite negociar valores que podem oferecer mais retorno financeiro para o proprietário.
Redução de preocupações para o comprador
Reparos e manutenções feitas no imóvel antes de vendê-lo diminui as preocupações do comprador, o que é outra vantagem que ajuda a agilizar o processo de negociação.
Como as reformas foram realizadas recentemente, é de se esperar que outras manutenções só sejam necessárias mais futuramente.
Isso pode ajudar o comprador a tomar a decisão de fechar negócio.
Como fazer reformas com pouco dinheiro?
Para fazer uma reforma de apartamento ou casa, é necessário ter um bom planejamento, pesquisa de preços, roteiro, ajuda profissional e uma reserva financeira.
A parte financeira pode ser um impeditivo para algumas pessoas, uma vez que a reforma demanda um certo custo.
Pensando nisso, listamos algumas dicas que possibilitam reformar para vender com pouco dinheiro.
Identifique as áreas chave a serem reformadas
A fim de evitar gastos excessivos, uma dica é mapear as áreas que precisam necessariamente ser reformadas.
Assim, é possível ser mais assertivo nas manutenções.
Faça Você Mesmo (DIY)
A sigla “DIY” vem do inglês e significa “do it yourself”, que pode ser traduzido como “faça você mesmo”. A ideia desse conceito é realizar atividades de criação ou manutenção sem que precise contratar profissionais.
Ou seja, dá para fazer alguns procedimentos de reforma nesse estilo para economizar na contratação de um especialista.
Mas vale a pena ressaltar que é sempre bom contar com profissionais capacitados para alcançar melhores resultados.
Compre materiais usados ou reciclados
Nem sempre materiais usados ou reciclados estão em condições ruins de conservação. Pelo contrário, muitos ainda podem ser utilizados para decoração ou em outras funcionalidades do imóvel.
Isso é bom para quem tem pouco dinheiro, porque esses tipos de materiais tendem a ser mais baratos.
Priorize pequenas mudanças de impacto: uma boa pintura causa boa impressão
Quem quer reformar um imóvel para vender e tem pouco dinheiro disponível pode priorizar pequenas mudanças que causam grandes impactos, como uma pintura mais recente.
Às vezes, o imóvel pode até ser mais antigo, mas uma pintura moderna é capaz de renovar o ambiente.
Conclusão
O procedimento de reformar imóveis para vender logo em seguida pode sim valer a pena para quem quer ter uma negociação mais rápida e positiva.
Sem dúvidas, as manutenções conseguem fazer com que o imóvel se destaque em meio a tantas opções e atraia potenciais compradores.
Inclusive, um bom planejamento de reforma pode ajudar a diminuir os custos e ser mais acessível para quem tem menos recursos financeiros disponíveis.
O que achou deste conteúdo? Se quiser aprender mais, leia também sobre quem deve pagar a manutenção do imóvel alugado!
Pingback: Piscina em casa: benefícios, tipos e cuidados necessários!