Tipos de condomínio: conheça todas as classificações

Tipos de condomínio: conheça todas as classificações

Quer conhecer mais sobre os tipos de condomínios e as características de cada um? Então, você está no lugar certo!

Eles funcionam como uma peça central na gestão das propriedades que possuem espaços exclusivos e compartilhados, o que é fundamental para uma boa convivência entre os moradores.

Neste conteúdo, vamos explicar o que são condomínios civis, como eles se classificam e a finalidade de cada um. 

Vamos lá?

O que são os condomínios civis?

Os condomínios civis se referem a uma propriedade compartilhada a qual diferentes pessoas são donas de imóveis individuais dentro de um edifício ao mesmo tempo que dividem espaços comuns do lugar.

Para ficar mais fácil de compreender, imagine um condomínio composto por alguns prédios. No caso, uma pessoa tem o próprio apartamento, mas compartilha áreas como piscina, elevadores e academia com outras pessoas.

Nos condomínios civis, também conhecidos como condomínios edilícios, os proprietários dos imóveis têm direito de utilizar esses espaços que constituem a estrutura do local. 

Para isso, elas compartilham responsabilidades administrativas e de manutenção por meio de contribuições financeiras que são destinadas para a gestão completa do condomínio edilício.

Normalmente, esses tipos de condomínio são formados por prédios com apartamentos ou com casas. E todos eles seguem legislações e códigos civis que determinam os direitos e obrigações dos moradores dos condomínios.

Segundo a lei, como se classificam os condomínios?

Uma das principais leis que discorre sobre os tipos de condomínios é a Lei nº 10.406/2002, que estabelece o Código Civil brasileiro.

No caso, a legislação contempla quatro modelos principais, que são:

  • edilício;
  • lotes;
  • necessário;
  • voluntário.

Cada um deles possui características específicas e são construídos com finalidades distintas. 

Falaremos sobre cada um deles para você conhecer melhor sobre cada tipo e entender qual mais atende às suas necessidades.

Acompanhe!

1. Condomínio edilício

Como mencionamos anteriormente, este o condomínio edilício talvez seja o mais popular, pois ele é constituído por imóveis exclusivos e áreas compartilhadas entre os moradores.

Um exemplo comum é a pessoa que tem o próprio apartamento em um condomínio que disponibiliza quadras de esporte, piscinas, saunas, academia, coberturas e demais áreas para serem usadas no dia a dia.

Vale a pena ressaltar que esse tipo pode ser tanto um condomínio residencial quanto comercial, ou seja, com espaços exclusivos destinados a negócios, como uma loja ou um lugar de prestação de serviços.

Além disso, o Código Civil determina que esses condomínios precisam contar com um regimento interno que contemple todas as obrigações e direitos dos moradores.

Leia também: Diversão infantil em Porto Alegre: 11 programas para fazer com as crianças

Tipos de condomínio: conheça os principais

2. Condomínio de lotes

Também conhecido como condomínio fechado, o modelo constituído por lotes diz respeito ao espaço composto por terrenos individuais.

Ou seja, o terreno é um local que pertence a uma pessoa, que pode optar por construir uma casa. 

Estes condomínios também contam com espaços compartilhados, que são as ruas, parquinhos e demais instalações de lazer, por exemplo.

3. Condomínio necessário

Os condomínios necessários são aqueles criados por necessidade, como o nome sugere. Isso significa que eles precisam ser formados por exigências legislativas ou de regulamentações específicas.

Por exemplo, os terrenos individuais podem pedir pela criação de um condomínio para que os imóveis sejam regularizados e as áreas comuns devidamente compartilhadas.

Assim, é possível cumprir as regulamentações locais e assegurar uma administração eficiente para o espaço.

4. Condomínio voluntário

Diferentemente do condomínio necessário, o voluntário é desenvolvido por desejo próprio dos moradores locais.

Ou seja, a criação deste tipo de condomínio não é exigida por lei. Na verdade, as pessoas entram em acordo por opção própria para compartilhar responsabilidades e custos de administração.

Um exemplo de condomínio voluntário são as comunidades residenciais formadas pela junção de moradores que concordaram em seguir acordos estabelecidos entre eles.

Leia também: Lei do Silêncio: como funciona, horários e 5 dicas para uma boa convivência

Imóvel residencial e condomínio: qual a diferença? 

De forma bem simples, a diferença é que o imóvel residencial diz respeito à unidade habitacional e o condomínio se refere a estrutura que contempla essa e outras habitações ou espaços comerciais.

Em suma, o imóvel residencial fica localizado dentro do condomínio, que é responsável pela parte administrativa dos lugares compartilhados entre os moradores.

Então, o condomínio pode ser formado por casas, kitnets, apartamentos, lojas ou outros tipos de imóveis. Essa estrutura administrativa tem a obrigação de fazer uma gestão dos espaços para que as pessoas tenham uma boa convivência.

Tipos de condomínio por finalidade

Os tipos de condomínios também são classificados por finalidades, já que cada um possui uma específica que é informada no momento que recebe a permissão para ser construído.

Mencionamos alguns rapidamente ao longo deste conteúdo, mas explicaremos melhor agora:

Residencial

O nome “residencial” já indica a finalidade deste tipo de condomínio, que é destinado para as pessoas morarem.

Independentemente da forma de moradia, o condomínio residencial serve exclusivamente para pessoas, amigos, familiares e casais viverem. 

Então, por ter essa finalidade exclusivamente residencial, esses condomínios não contam com áreas comerciais.

Comercial 

Ao contrário do modelo residencial, o comercial é construído com fins comerciais.

Ou seja, é onde prédios comerciais se estabelecem com diferentes tipos de negócios, como consultórios médicos, escritórios de advocacia, clínicas para exames e várias outras atividades.

Misto

Tipos de condomínio: conheça todas as classificações

No modelo de condomínio misto, é possível encontrar tanto imóveis residenciais quanto comerciais. Um grande exemplo são os prédios residenciais que contam com um comércio na parte térrea do edifício. 

É interessante conhecer todos esses modelos para saber qual mais se alinha com as suas expectativas e necessidades.

Mas se quiser contar com uma ajuda personalizada para encontrar o imóvel ideal para você, entre em contato com a Bridge Imóveis! 

Somos uma das principais imobiliárias de Porto Alegre, que trabalha com a venda, compra e aluguel de imóveis. 

Para isso, contamos com uma equipe de profissionais que é capaz de oferecer um atendimento personalizado para entender o que você precisa e oferecer as melhores soluções.

Entre em contato com a Bridge Imóveis e encontre os melhores tipos de condomínio para morar!

Conclusão

Conta para a gente, você já conhecia esses tipos de condomínio? São várias as opções para você escolher e conquistar o tão sonhado espaço para morar.

É sempre bom analisar as suas preferências para ver qual modelo de condomínio mais se encaixa com o que você procura.

De qualquer forma, saiba que você não está sozinho. Conte com a Bridge Imóveis para te ajudar!
Se você gostou deste conteúdo, leia também sobre morar no Centro de Porto Alegre!

1 comentário em “Tipos de condomínio: conheça todas as classificações”

  1. Pingback: Qual a diferença entre loft e studio? Entenda tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *