Alugar ou financiar: diferenças e vantagens de cada tipo!

Alugar ou financiar: diferenças e vantagens de cada tipo!

O que vale mais a pena: alugar ou financiar um imóvel? Essa é uma pergunta central para quem quer realizar o grande sonho de ter o próprio espaço. 

A verdade é que a resposta vai depender de alguns fatores da realidade de cada pessoa. 

Por isso, é de extrema importância conhecer a fundo qual a diferença entre essas formas de conseguir uma moradia. Assim, é possível entender qual mais se adequa melhor em cada caso. 

É exatamente por esse motivo que dedicamos esse conteúdo hoje para te explicar o que é melhor entre alugar ou financiar um imóvel com base nas vantagens que cada um oferece. 

Para acabar com todas as suas dúvidas, acompanhe esse conteúdo até o final. 

Vamos nessa?

Afinal, alugar ou financiar um imóvel? 

De forma bem direta, não existe uma resposta universal sobre o que é melhor entre alugar ou financiar um imóvel. Tudo vai depender de preferências de pagamento e gostos pessoais. 

Mas vamos explicar com calma. 

É certo que comprar um imóvel à vista pode estar fora da realidade da maioria das pessoas. Nesse sentido, alugar ou financiar aparecem como boas alternativas para quem procura o próprio espaço. 

Existe o lado racional na escolha, que deve levar em consideração o planejamento financeiro, situação da taxa de juros, reajustes de aluguéis, entre outros detalhes. 

Só que também existe a parte emocional, que vai do desejo de cada indivíduo de ter a residência financiada ou viver de aluguel. As duas opções são possíveis. 

Quais as principais diferenças entre alugar e financiar? 

Em um olhar mais amplo, alugar ou financiar envolve o pagamento de parcelas mensais. 

Neste primeiro momento, a diferença está que o valor do aluguel é pago para o locador do imóvel ou imobiliária, enquanto o do financiamento é para alguma instituição financeira. 

Além disso, os valores do financiamento podem variar de acordo com a taxa de juros, na mesma medida que o aluguel pode sofrer reajustes. 

No geral, alugar é um processo mais rápido e simples, sem que precise pagar uma entrada, por exemplo, e o financiamento tem que passar pelo processo do pagamento inicial e das parcelas posteriores.

Com objetivo de saber o que é melhor entre alugar ou financiar um imóvel, vamos falar a seguir sobre as vantagens de cada um.

Vantagens em alugar um imóvel

Alugar ou financiar?

A primeira grande vantagem em alugar um imóvel é ser uma opção de moradia rápida e simples, sem maiores burocracias. Basta assinar o contrato locatício e realizar a mudança. 

Outro detalhe é que alugar um imóvel permite maior flexibilidade, caso queira mudar de residência. 

Mais uma vantagem é que a locação de um imóvel tende a ser mais acessível financeiramente para as pessoas, o que permite que outra parte do dinheiro seja investida em outros setores. 

O próprio dono do imóvel alugado pode investir em melhorias e isso evita que você gaste com reformas ou reparo de danos, o que também é vantajoso. 

Vantagens em financiar um imóvel

Por outro lado, financiar um imóvel também apresenta várias vantagens e a primeira é a possibilidade de pagar a longo prazo. 

No mesmo sentido que a locação de um imóvel, o financiamento também sai rápido e a mudança para o novo local pode ser imediata. 

Mais um detalhe vantajoso é que existe a alternativa de utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no pagamento e diminuir o valor das prestações, por exemplo. 

Isso sem contar que o financiamento também é uma maneira segura de investimento para o futuro. 

Encontre as melhores taxas de financiamento! Simule agora!

Consórcio de imóveis vale a pena?

No meio das dúvidas de alugar ou financiar, entra também a questão sobre consórcio de imóveis, que pode ser uma opção de planejamento financeiro para adquirir um.

Basicamente, o consórcio é um jeito das pessoas planejarem para arrematar um bem, no caso o imóvel, sem precisar lidar com taxas de juros. 

Ou seja, um grupo de pessoas que têm interesses parecidos formam um consórcio, que é feito para criar um fundo comum por meio do pagamento de parcelas mensais. 

Caso seja sorteado no mês, é possível obter a carta de crédito para comprar um imóvel, por exemplo. 

Esse jeito pode valer a pena pelo fato da aquisição ser mais simples e menos burocrática. 

Entretanto, é necessário ter um bom planejamento antes de entrar em um consórcio para garantir que será possível pagar as parcelas mensais do fundo comum. 

Como sair do aluguel?

Para sair do aluguel e viver o sonho de comprar o próprio imóvel, primeiro é preciso fazer uma pesquisa ampla dos valores para ver o que mais cabe na sua realidade. 

Depois vem a parte do planejamento financeiro para arrematar um imóvel. Aqui é necessário organizar mensalmente os gastos para ver o que é possível ser economizado. 

Por último, toda reflexão deve ser levada em consideração, já que sair do aluguel é uma decisão de alto investimento. 

Dito isso, analise o custo de oportunidade e faça pesquisas para encontrar a melhor opção. 

Entenda o seu estilo de vida e objetivos futuros

Alugar ou financiar um imóvel? Tire todas as dúvidas com a Bridge

Toda residência reflete bem o estilo de vida e objetivos futuros de uma pessoa, seja no tipo, decoração e até mesmo localização. Por isso, é essencial pensar em todos esses fatores para fazer uma boa escolha. 

Por exemplo, se o estilo de vida é mais tranquilo e calmo, um bairro que tenha essas características pode ser uma boa alternativa para morar. 

Ou se o objetivo do futuro seja construir uma família, investir em um imóvel maior com boa localização também é uma excelente opção.

Seja quais forem os estilos e objetivos, você pode contar com a Bridge Imóveis para escolher o lugar ideal para morar em Porto Alegre (RS). 

Contamos com uma pesquisa avançada para encontrar a melhor opção de acordo com o seu perfil e realidade. 

Encontre os melhores imóveis em Porto Alegre com a Bridge Imóveis! 

Conclusão

Viu como a escolha entre alugar ou financiar pode ter mais de uma resposta dependendo das preferências e realidades de cada pessoa? 

Mas agora você já sabe todas as vantagens entre esses conceitos e qual vale mais a pena para a sua situação. 

Vale a pena lembrar sempre de entender qual estilo de vida procura e os objetivos futuros que quer alcançar na hora de considerar sair do aluguel. 

Se você gostou desse conteúdo, leia também sobre os tipos de imóveis e como diferenciá-los! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *