4 dicas para a decoração de sala na sua casa

Uma casa sem decoração é apenas um imóvel que usamos para viver sozinhos ou com a família. Por outro lado, quando imprimimos nossa personalidade nos ambientes, criamos um lar aconchegante que representa nosso estilo de vida. Sendo assim, é preciso caprichar no design dos cômodos, em especial na decoração da sua sala.

Afinal, esse ambiente é um dos mais frequentados pela família e onde recebemos os amigos. Por isso, daremos algumas sugestões para você deixar sua sala mais bonita, aconchegante e, por que não, inspiradora. Vamos lá!

Por que a decoração da sala é essencial para a qualidade de vida?

Quando chegamos cansados em casa depois de um dia de trabalho, normalmente a sala é o primeiro cômodo que nos “recebe”. É nesse ambiente que reunimos a família para assistir a um filme ou juntamos os amigos para simplesmente contar histórias engraçadas.

Vamos combinar: deitar no sofá da sala enrolado na coberta em um dia frio é uma das sensações mais gostosas, não é mesmo? Visto que a sala provoca sentimentos agradáveis, é um dos ambientes que mais contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida da família.

Como transformar a sala em um lugar bem especial?

sala um lugar especial

A decoração da sala precisa ser de bom gosto e mostrar o modo como os moradores encaram a vida. Veja, a seguir, algumas dicas que ajudarão nisso.

1. Estilo da decoração

Escolher o estilo da sala é, sem dúvidas, o primeiro passo, e norteará o restante da decoração. Para isso, é preciso entender a “identidade” dos moradores. Por exemplo, alguns amam um design clássico, outros optam pelo arrojado e há aqueles que gostam de um ambiente mais moderno.

Existe ainda o público romântico e os que apreciam o estilo vintage. Mesmo em uma família grande, é possível encontrar uma decoração que atenda ao gosto de todos, talvez unindo e equilibrando detalhes que representem a personalidade de cada um.

2. Disposição dos móveis

A arrumação e o tamanho dos móveis se basearão no tamanho da sala. Em ambientes menores, por exemplo, os painéis de TV são mais recomendados do que uma estante, pois são estreitos e não ocupam espaço no chão. Do mesmo modo, o sofá retrátil possibilita o aumento da área livre quando não estiver sendo utilizado.

Para termos uma ideia mais clara sobre arrumação e espaço, o ideal é posicionar primeiro os móveis principais, como rack, mesa de centro e sofá. Após isso, percebe-se a área livre que sobrou, permitindo assim a elaboração de novas ideias.

 

3. Escolha das cores

Antes de pintar paredes e comprar objetos, defina a paleta de cores que será utilizada, o que tornará mais fácil manter o equilíbrio e a harmonia no ambiente. Uma sugestão é escolher uma cor base para a decoração que será aplicada nas áreas maiores, como as paredes, e outra para objetos que merecem atenção especial.

Caso não tenha certeza do tom a ser utilizado, as cores claras e neutras são ideais para uma combinação com outras de pigmentação suave ou mais forte. Quer um exemplo? Um sofá azul com almofadas vermelhas “conversa bem” com um fundo branco.

4. Combinação de acessórios

Os acessórios dão graça à decoração de sala. Esse grupo inclui cortinas, quadros, vasos, plantas, abajures, tapetes, entre outros. Para acertar na harmonização, alguns desses itens podem dar destaque a cores, móveis ou cantos da sala, enquanto outros comporão o ambiente com discrição.

Por exemplo, uma luminária amarela pode combinar com a cor de uma almofada, um livro na mesa de centro ou o tapete. Além disso, a estampa ou a textura da cortina talvez se harmonize com o pufe no canto da sala.

Enfim, o processo de decoração deve ser agradável e voltado à felicidade dos que moram na casa. Com isso, o cômodo ficará incrível e será um ambiente no qual muitos momentos inesquecíveis ocorrerão.

O que achou do nosso artigo? Gostou das dicas para decoração de sala? Aproveite para conferir 4 motivos que vão fazer você querer uma área gourmet agora mesmo.

3 comentários em “4 dicas para a decoração de sala na sua casa”

  1. Pingback: Não decore sua casa sem antes ler isto! | DecoraçãoWEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *