Certamente o mercado imobiliário é um dos setores mais quentes do mercado. Em decorrência do crescente desenvolvimento da modernidade nos contextos atuais, os consumidores estão cada vez mais exigentes acerca da aquisição de imóveis.
Dessa forma, é necessário estar atento a fatores que tendem a valorizar os imóveis e torná-los ainda mais atrativos para os futuros moradores.
No post de hoje iremos abordar 6 fatores que tendem a influenciar na valorização do imóvel. Veja abaixo!
1. Condomínio
Antes de tudo, um dos maiores fatores que tendem a influenciar na valorização de um imóvel, é certamente o condomínio.
Afinal, esse processo não apenas oferece segurança aos futuros moradores do local, mas também traz acessibilidade.
Playgrounds, academias, piscinas, espaço gourmet, salão de festas, pistas de corrida, área verde e entre outros critérios costumam ser extremamente validados, aumentando ainda mais a valorização do imóvel.
Em uma rotina cada vez mais intensa e corrida por parte dos colaboradores, a otimização tem sido a palavra certa para o dia a dia atual.
E ter acesso a tudo isso dentro de um condomínio é uma forma de atrair clientes e tornar a empreitada ainda mais competitiva no mercado imobiliário.
Em geral, sabemos que a localização também é um excelente fator que influencia a valorização de um imóvel.
Uma casa ou apartamento em um bairro nobre, por exemplo, tende a ser ainda mais caro do que aqueles instalados em um bairro mais periférico.
Por esse motivo, é necessário entender a importância da localização do imóvel baseado no tipo de público que a empreitada deseja atingir.
Além disso, os investimentos públicos, como qualidade em pavimentos, canteiros, pistas, ambiente mais arborizado e entre outros são apenas alguns dos elementos observados para definir uma localização considerável.
2. Comércio Local
Analisar se a região onde o imóvel se encontra é mais residencial ou comercial também é um ponto a ser notado como critério de valorização!
Afinal, se estamos falando de uma rua ou bairro mais residencial, significa que os proprietários de um imóvel devem possuir carro ou dispor constantemente de aplicativos de corrida para realizarem compras, ir à farmácia, hospital, entre outros.
Por outro lado, quando o imóvel encontra-se em uma região mais comercial, as demandas são mais centralizadas.
Ou seja, existe uma facilidade para realizar compras em bons supermercados e outros tipos de lojas que são próximas.
Pontos como postos de gasolina, linhas de ônibus, entre outros, também são bem vistos como processo de valorização de imóvel.
3. Investimentos públicos
Em geral, parques próximos, ruas pavimentadas e bem iluminadas, passarelas e paradas de ônibus tendem a valorizar ainda mais o imóvel!
Por esse motivo, se tratando de valorização de um imóvel, não olhamos somente o contexto da construção da obra, mas como também as que estão em fase de planejamento ou aquelas que já foram executadas.
4. Vista e Comodidade
Para esse tópico, podemos começá-lo com a seguinte pergunta: é preferível ter um imóvel com uma linda vista para a natureza, ou para o mar, ou seria preferível uma vista para um terreno baldio ou para a vizinhança?
Quando abrimos a janela de um imóvel, precisamos nos certificar de que existe privacidade no local, e não na possibilidade de que os outros possam ver o que estamos fazendo. Vista e intimidade são fatores cruciais para a valorização de um imóvel, e é necessário estar atento a isso.
Se um imóvel não possui garagem para estacionar e manter o carro seguro, provavelmente não será bem visto pelos consumidores.
Afinal, com a correria do dia a dia atual, ter um carro é fundamental para otimizar nossas atividades pessoais e profissionais.
Além disso, as vagas rotativas estão em alta, e um imóvel competitivo precisa estar atento a esse tipo de comodidade.
5. Segurança do imóvel e personalização
Não menos importante do que os fatores de valorização citados acima, é a questão da segurança — que também tende a influenciar na valorização do imóvel!
Assim, fatores como baixo índice de criminalidade na região, boa iluminação pública e o monitoramento realizado pelos agentes competentes podem oferecer uma sensação ainda maior de segurança para os moradores.
Além disso, os condomínios fechados, as garagens, o monitoramento e vigilância por câmeras de segurança e profissionais da área também contribuem para uma excelente valorização.
Além de possuir um imóvel dos sonhos, fica ainda melhor quando esse imóvel pode ser customizado pelo futuro morador.
É o que acontece quando a casa ou apartamento possui dois quartos, mas existe a possibilidade de implementar um terceiro quarto realizando alguns ajustes.
Esse fator também contribui para a valorização do imóvel, uma vez que o novo proprietário tem em mãos o poder de personalizar sua moradia de acordo com suas necessidades.
6. Tecnologia
Já que estamos vivenciando um novo mundo, visando que a tecnologia esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia, automatizando atividades e otimizando processos, no setor de imóveis isso não deve ser diferente.
Já existem formas de acionar alarmes, abrir portões através de apps instalados no celular e até mesmo controlar a iluminação interna.
A praticidade envolvendo tecnologia já é um requisito básico esperado por moradores mais exigentes, e certamente essas aquisições tendem a tornar o imóvel mais valorizado e competitivo.
Além disso, o acabamento de um imóvel não deve apenas agradar a vista externa (estética). Os materiais utilizados precisam ser de qualidade, e sobretudo, sustentáveis.
Estamos em uma época onde a ação humana precisa andar de acordo com a sustentabilidade, e diversos consumidores estão antenados nesse tipo de informação.
Sem contar que a utilização de bons materiais infere menos processos de manutenção e reparo, contribuindo ainda mais para a qualidade de vida dos moradores, e também para a imagem do imóvel perante a concorrência.
Conclusão
Gostou desse artigo? Conforme vimos, existem alguns fatores importantes que devemos levar em consideração quando o assunto é valorização de imóvel.
Com base nos tópicos citados acima, tendemos a garantir uma empreitada competitividade no mercado e bem vista aos olhos dos futuros clientes e moradores.
Tendo conhecimento desses principais fatores de valorização, contrate nossos serviços!
Pingback: Precificação de imóveis: aprenda como fazer em 5 etapas!